em

AmeiAmei

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa

Veja quais são os melhores ingredientes para acabar com o odor forte da urina dos felinos em casa
tirar cheiro de xixi de gato
Crédito: Pxhere

Ter um ou mais gatinhos em casa é ótimo e muitas pessoas preferem os felinos aos cães, porque eles têm fama de serem mais higiênicos, fazendo suas necessidades sempre no banheirinho. Porém, os gatos não nascem sabendo usar o banheirinho e, dependendo de como for a adaptação na casa, pode acontecer de eles fazerem xixi no lugar errado. Então, veja como tirar cheiro de xixi de gato da casa.

3 Formas de tirar cheiro de xixi de gato

O grande problema do xixi de gato é o que odor é muito forte, impossível de suportar quando fica impregnado em um ambiente, em especial se estiver em algum tipo de tecido. Então, ao perceber que o seu gato fez xixi no lugar errado, precisa agir o quanto antes, usando um desses truques.

1. Piso impermeável

Depois de procurar e conseguir encontrar o xixi do gato, se a mancha ainda estiver molhada, seque tudo com papel toalha. Depois aplique vinagre sobre o local e deixe agir por alguns minutos. O vinagre tem poder bactericida e fungicida, além de neutralizar odores. Não se preocupe com o cheiro do vinagre, pois ele vai desaparecer. O mais importante é conseguir tirar o cheiro de xixi de gato que é muito pior.

Se a mancha já estiver seca, primeiro remova-a com uma esponja de limpeza, detergente neutro e um pouco de água. A espuma do detergente ajuda a soltar o xixi seco. Esfregue bem até tirar tudo. Se ainda ficar com cheiro depois de esfregar e enxaguar com água e um pano limpo, aplique o vinagre e deixe alguns minutos.

2. Sofá ou colchão

O sofá e o colchão são as superfícies mais delicadas de tirar cheiro de xixi de gato, pois, se absorver demais, talvez não tenha salvação. Nesse caso, a primeira e mais importante dica é não esfregar. Se ainda estiver molhado, primeiro pegue algumas folhas de papel-toalha e pressione sobre a mancha, sem esfregar. Vá fazendo isso até que a última folha de papel fique seca. Se a mancha já estiver seca, coloque um pouco de água fria por cima para que ela volte a ficar molhada e faça o procedimento com papel-toalha.

Depois de remover o excesso de urina, a melhor solução é comprar um detergente enzimático próprio para essa finalidade, que é agressivo e bem forte. Leia as instruções da embalagem para saber em quais tipos de tecido pode aplicar e como proceder.

3. Com misturinha caseira

Caso você não encontre o detergente especial para remover o cheiro do xixi de gato, faça o seu em casa. Vai precisar de vinagre branco, bicarbonato de sódio, água oxigenada 10 volumes e detergente neutro de lavar louça.

O primeiro passo é misturar duas partes de água com uma de vinagre. Passe essa mistura sobre a mancha de xixi, depois de já ter removido o excesso com papel-toalha. Deixe a mistura por 5 minutos sobre a mancha. Retire o excesso com mais papel.

Em seguida, polvilhe o bicarbonato, pois ele vai ajudar a absorver o líquido que está entranhado nas fibras dos tecidos, seja sofá, roupa, tapete, colchão, almofada ou banco do carro.

Enquanto deixa o bicarbonato agir, misture uma colher de água oxigenada com uma de detergente de louça, aplique sobre o bicarbonato que já estava em ação e esfregue com uma esponja de limpeza, cuidando para não danificar o tecido. Mais uma vez, use papel-toalha para absorver o líquido em excesso.

Quando estiver tudo seco, finalize passando aspirador de pó para remover o que ficou de pó do bicarbonato. Se a superfície ficar endurecida, coloque um pouco de água morna para amolecer, bem pouco, e deixe secar sozinho.

Com o problema do xixi de gato resolvido, veja algumas dicas de decoração para quem tem gato em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tirar mancha de roupa branca
Como tirar mancha de roupa branca? Veja os melhores produtos
como limpar fogão e deixá-lo brilhando
Como limpar fogão e deixá-lo brilhando feito novo