em

4 Tipos de personalidade: qual a sua?

Pesquisadores conseguiram definir quatro principais tipos para
tipos de personalidade
Crédito: Freepik

Conhecer a própria personalidade pode ser útil para saber como agir consigo mesmo e como tirar melhor proveito das suas qualidades, mas isso pode não ser fácil. A própria definição de quais poderiam ser os tipos de personalidade é algo complexo, tendo diversas teorias acerca do tema.

Por exemplo, Jung, um dos grandes psicanalistas, dividia as personalidade em 8 tipos, que subderivavam de outros, diferenciando-se por algum fator como ser extrovertido ou não, sentimental ou não e assim por diante.

Isso deixava a avaliação um tanto repetitiva e imprecisa, pois os elementos da personalidade costumam se mesclar. Muitas outras teorias foram criadas, mas não conseguiam ser tão certeiras. Porém, um estudo recente, feito por pesquisadores estadunidenses, pode ser um divisor de águas nesse tema.

Foi publicado na revista científica Nature Human Behavior, um estudo exatamente sobre os tipos de personalidade, com uma ideia inovadora, muito bem fundamentada. Foram analisadas 1,5 milhão de pessoas, através de questionários com até 300 perguntas.

Através do cruzamento de dados e união de fatores isolados, se conseguiu encontrar traços comuns a quatro tipos principais de personalidade, gerando uma grande comoção no meio acadêmico e científico. Conheça mais detalhes sobre eles logo abaixo.

Quais são os tipos de personalidade

quais os tipos de personalidade
Crédito: Freepik

Foram décadas de dados para o estudo, utilizando ferramentas online para preenchimento de características pessoais, que foram reunidos e organizados através de um algoritmo criado pelos pesquisadores. Dessa forma, eles conseguiram encontrar padrões bastante marcados, formando assim o conceito de cada personalidade.

Foram três grupos menores, com características bem marcadas, e um grupo maior, que se encontrava na média. Os principais traços pesquisados foram a abertura ao novo, consciência, extroversão, afabilidade e neurose. Dessa forma, classificaram os 4 tipos de personalidade: médio, exemplar, reservado e autocentrado.

1. Médio

A maioria das pessoas se encontra nessa característica. As mulheres são presença maciça nesse tipo de personalidade.

Ela é caracterizada por ter alto grau de neuroticismo –  ou seja, tendem mais facilmente a desenvolver sentimentos como culpa, raiva, ansiedade, podendo cair inclusive em depressão. Além disso, tem maior extroversão e menor abertura a coisas novas e aventuras.

2. Exemplar

O tipo de personalidade exemplar também tem mais mulheres do que homens, apesar da menor quantidade de pessoas encontradas ali. Uma característica interessante é que se tende a mudar aos poucos para essa personalidade, com o avançar da idade.

Como característica principal, está o fato de que a pessoa nesse rol possui grandes índices de abertura ao novo, consciência, extroversão e afabilidade, sendo traços normalmente adquiridos com a idade. Possui baixo grau de neurose.

3. Reservado

Certamente você conhece alguém com essas características, sendo menos comuns, porém fáceis de perceber. A graduação da extroversão pode variar um pouco, porém as chances é de que eles não sejam muito dados a manifestações extrovertidas.

Além disso, são emocionalmente estáveis, agradáveis para conviver e conscientes. Não são muito abertos a novidades, tendendo a se fechar em grupos pequenos ou ficar sozinhos, não apresentando grandes traços neuróticos.

4. Autocentrado

Representado pela parcela mais jovem da população, é uma característica mais de base, o que fez com que os pesquisadores levantassem a hipótese de que a personalidade vai se alterando com o passar do tempo, migrando para a exemplar.

Esse grupo possui uma grande quantidade do traço extroversão, tendo alguma abertura a coisas novas, com afabilidade e consciência. Eles têm uma certa tendência a serem egocêntricos, quando o tempo vai passando, podendo ter mudanças na personalidade no futuro.

Lembre-se que essa classificação é nova e procura reunir e resumir as diversas vertentes e denominações que existem, agrupando em fatores e semelhanças. A pesquisa já apresentou os seus resultados, mas tem uma ambição ainda maior, de atingir uma quantidade grande de pessoas.

Por isso, eles disponibilizaram a pesquisa para ser respondida online, precisando somente de alguma compreensão do inglês ou até mesmo a ajuda de tradutores, como o Google Tradutor, que deixa a página em português.

Faça o teste, se tiver curiosidade, no site do projeto e tenha um relatório detalhado da sua personalidade, em inglês. Quanto mais questões responder, mais preciso será o resultado, então reserve um tempinho mais tranquilo.

hidrogel de gengibre
Hidrogel de gengibre evita amputação em pessoas diabéticas
meninos acham 12 mil
Meninos acham R$ 12 mil em prédio abandonado e entregam à polícia