erros que fazem teto parecer baixo
Crédito: Freepik

6 Erros de decoração que fazem o teto da sua casa parecer mais baixo do que é

Se o teto parecer muito baixo, o ambiente vai ficar visualmente desconfortável, em especial se tiver muitos móveis

Publicidade

Para as casas que possuem um pé-direito mais alto do que o comum, existem truques de decoração que ajudam o ambiente a parecer menor e mais aconchegante. Agora, se o teto da sua casa é da altura padrão e ainda assim o ambiente parece muito pequeno e apertado, pode ser que você esteja cometendo algum erro de decoração. Veja quais são os principais e corrija-os para sentir a diferença.

1. Revestimento com linhas horizontais

Seja pintura ou papel de parede, evite os desenhos com linhas na horizontal, pois eles achatam o visual da parede, fazendo o teto parecer mais baixo. Prefira usar linhas verticais para alongar, e faça isso em toda a parede, do piso ao teto.

2. Paredes ou teto com cores muito escuras

Quando uma casa tem um teto lá no alto e a intenção é fazer parecer mais baixo, uma das dicas é usar cores mais escuras, seja na parede ou no teto e no roda-teto. Logo, se quiser que o ambiente pareça maior, deve usar o efeito oposto: cores claras nas paredes e no teto.

3. Luminárias compridas e ventiladores de teto volumosos

As luminárias servem para dar acabamento à decoração. Mas, os modelos pendentes, quando muito volumosos e compridos, podem fazer o teto parecer mais baixo. Tome cuidado com o modelo escolhido, e isso inclui os ventiladores de teto, que devem ter um design mais neutro e cores bem claras.

Publicidade

4. Quadros e prateleiras perto do teto

Se você preencher a parte de cima da parede com muitos objetos decorativos, como quadros, espelhos ou prateleiras, o teto vai parecer mais baixo. Procure fixar esses objetos no máximo um pouco acima da metade da parede, ou na linha dos olhos. Deixe pelo menos 50 centímetros da parte superior da parede sem nada, livre, para dar um respiro.

5. Cortinas mal posicionadas

Tenha cuidado na hora de pendurar as cortinas. Você deve adequá-las ao tamanho da janela e também da parede. Se quiser que o ambiente pareça mais alto e maior, opte por cortinas neutras e leves que vão do teto ao piso.

Veja mais dicas de como escolher a cortina ideal.

6. Rebaixo em gesso sem necessidade

O rebaixo em gesso é feito para dar um acabamento decorativo e elegante aos ambientes, com iluminação embutida. Mas, não é em todo ambiente que essa técnica fica boa. Ao fazer esse rebaixo você perde vários centímetros de altura da parede, fazendo o teto parecer bem mais baixo. Se quiser muito fazer o rebaixo, procure fazê-lo ocupando menos espaço possível da altura da parede.

PODE GOSTAR TAMBÉM