Para as casas que possuem um pé-direito mais alto do que o comum, existem truques de decoração que ajudam o ambiente a parecer menor e mais aconchegante. Agora, se o teto da sua casa é da altura padrão e ainda assim o ambiente parece muito pequeno e apertado, pode ser que você esteja cometendo algum erro de decoração. Veja quais são os principais e corrija-os para sentir a diferença.
1. Revestimento com linhas horizontais
Seja pintura ou papel de parede, evite os desenhos com linhas na horizontal, pois eles achatam o visual da parede, fazendo o teto parecer mais baixo. Prefira usar linhas verticais para alongar, e faça isso em toda a parede, do piso ao teto.
2. Paredes ou teto com cores muito escuras
Quando uma casa tem um teto lá no alto e a intenção é fazer parecer mais baixo, uma das dicas é usar cores mais escuras, seja na parede ou no teto e no roda-teto. Logo, se quiser que o ambiente pareça maior, deve usar o efeito oposto: cores claras nas paredes e no teto.
3. Luminárias compridas e ventiladores de teto volumosos
4. Quadros e prateleiras perto do teto
5. Cortinas mal posicionadas
Tenha cuidado na hora de pendurar as cortinas. Você deve adequá-las ao tamanho da janela e também da parede. Se quiser que o ambiente pareça mais alto e maior, opte por cortinas neutras e leves que vão do teto ao piso.
Veja mais dicas de como escolher a cortina ideal.
6. Rebaixo em gesso sem necessidade
O rebaixo em gesso é feito para dar um acabamento decorativo e elegante aos ambientes, com iluminação embutida. Mas, não é em todo ambiente que essa técnica fica boa. Ao fazer esse rebaixo você perde vários centímetros de altura da parede, fazendo o teto parecer bem mais baixo. Se quiser muito fazer o rebaixo, procure fazê-lo ocupando menos espaço possível da altura da parede.

