Testes de agilidade mental
Crédito: Freepik
em

Testes de agilidade mental para renovar os neurônios

Com esses exercícios simples e rápidos você treina sua memória, sua concentração e sua agilidade mental todos os dias

Publicidade

Manter a memória e a agilidade mental afiadas é importante para prevenir doenças que afetam o cérebro, como diferentes tipos de demência. Assim como acontece com o restante do corpo, quanto mais você exercita sua mente, mais ela se renova. Então, veja como você se sai nesses testes de agilidade mental que levam poucos minutos.

Exercício de concentração

A imagem abaixo contém vários nomes de cores pintados com cores diferentes das descritas. Sim, é para confundir a mente, mas também para treinar a sua concentração. Faça esse exercício em duas etapas:

  1. Primeiro, diga em voz alta os nomes das cores com as quais as palavras estão escritas, mas não leia as palavras escritas.
  2. Depois, leia o que está escrito sem levar em conta a cor da fonte.

Exercício de agilidade mental

Na imagem abaixo, há vinte e cinco quadradinhos. Cada um deles tem um número dentro, e estão fora de ordem. A sua missão é organizá-los, em ordem crescente (de 1 a 25), mentalmente, e no menor tempo possível.

Publicidade

Exercício de coordenação motora

Esse é um exercício para fazer usando um papel e dois lápis de verdade, e não apenas observando a imagem. É muito simples: coloque a folha de papel sobre a mesa (ou outra superfície na sua frente), pegue um lápis em cada mão e desenhe uma forma geométrica diferente com cada mão, ao mesmo tempo.

Exercício de concentração e coordenação

Esse é um exercício semelhante ao anterior, mas só vai precisar das suas duas mãos. Faça o símbolo da paz com os dedos da mão direita e o sinal “ok” com os dedos da esquerda. Em seguida, alterne a posição dos dedos para que a mão esquerda mostre “paz” e a direita, “ok”. Repita várias vezes com as duas mãos, sem pressa, quantas vezes quiser.

Publicidade

Exercício de memória

Observe a imagem abaixo durante 30 segundos, com atenção. Depois, desvie o olhar e tente se lembrar de todos os objetos que estão na imagem. Você pode fazer esse exercício com várias imagens, todos os dias, para treinar a sua memória.

Publicidade

Mais dicas para exercitar a memória no dia a dia

  • Se você for destro, faça algumas atividades com a mão esquerda. Se for canhoto, tente fazer algumas coisas com a mão direta;
  • Quando for sair para ir aos lugares de costume, pegue rotas diferentes para treinar sua atenção e evitar que seu cérebro fique preguiçoso ao passar sempre pelo mesmo caminho;
  • Quando for seguro, faça algumas atividades diárias com os olhos fechados para treinar sua memória;
  • Quando for assistir a algum vídeo na internet para se distrair, tire o volume e tente ler os lábios das pessoas. Depois volte o vídeo e assista com volume para saber se acertou.

Crédito das Imagens: Deposiphotos/Reprodução

habitos evitar rugas

COMO EVITAR RUGAS: 8 DICAS ESSENCIAIS

enxertia

Enxerto de plantas: o que é e como fazer?