como fazer terrário de suculenta e inspirações
Crédito: Freepik
em

Terrário de suculenta: aprenda a montar + ideias para inspirar

Na verdade, terrário de suculentas não existe. O nome certo é arranjo. Saiba o motivo e aprenda a fazer

O terrário de suculenta é uma forma diferente de cultivar plantinhas dentro de casa. É como se você montasse pequeninas florestas dentro de recipientes. Mas, nesse caso, usando apenas suculentas, que são plantas lindas, de tipos bem variados e que estão em alta na decoração, então são fáceis de encontrar. Além do mais, várias delas permanecem sempre pequenas, perfeitas para ficarem dentro de recipientes também pequenos.

Terrário de suculenta ou arranjo?

O terrário de suculenta é, na verdade, um arranjo e precisa sempre ser feito em um recipiente aberto. Quando se fala em terrário, quer dizer que é feito dentro de um recipiente fechado, onde se cria um ecossistema sustentável, o qual você nem precisa regar e exige pouca manutenção. Nesse caso, não pode usar as suculentas.

O recipiente aberto, para fazer um arranjo de suculentas, pode ser um pote de vidro sem tampa, por onde a água das regas se evapora e sai. Então, de tempos em tempos, você precisa regá-lo.

Já no recipiente fechado, o terrário tem um ecossistema próprio no qual a água que evapora fica na parte superior (tampa), e se transforma em água líquida de novo, promovendo as regas sem que você precise fazê-las. Esse ambiente é bem úmido e abafado, então deve ser feito para plantas que gostam desse clima.

Como fazer terrário de suculenta aberto

Você pode fazer o seu terrário aberto (arranjo) em diferentes recipientes, mas geralmente ele é feito em vidro, como os recipientes para aquários, sejam redondinhos e pequenos ou os retangulares maiores. É importante que seja um recipiente transparente, pois a beleza do arranjo está em suas camadas, do fundo ao topo, e variedade de plantas.

Você pode montar o seu terrário de suculenta aberto usando materiais como pedras de diferentes tamanhos, musgo esfagno, musgo verde, terra vegetal com vermiculita, areia de construção, galhos secos e, claro, as suculentas. Veja o passo a passo:

Como fazer terrário fechado

Bem, como você já viu, o terrário de verdade, que é fechado, não pode ser feito com suculentas, pois elas não suportam esse ambiente abafado. Então, aprenda a fazer um terrário usando outras espécies.

Escolha um vidro que esteja bem limpo e que tenha uma tampa, também de vidro ou então de cortiça. Para a montagem desse tipo você pode usar pedrinhas no fundo para a camada de drenagem, areias de diferentes espessuras para decorar, substrato, e um ponto importante: pode usar um pouco de carvão ativado para ajudar a filtrar a água que vai circular por dentro do vidro, e isso é bom para evitar a formação de fungos e bactérias. Veja o passo a passo e todas as dicas:

Modelos de arranjos de suculentas para se inspirar

Agora que já sabe a diferença entre arranjo e terrário, pode chamar o seu de terrário de suculenta, se achar mais bonito. Veja esses lindos modelos para se inspirar a fazer o seu, sempre num recipiente aberto para as suculentas.

Com uma Kombi dentro

terrário de suculenta com carrinho

Parece que tem tampa, mas não tem

terrário de suculenta em conjunto depotes

Em cachepôs quadradinhos de vidro

terrário de suculenta em vasinhos quadrados

Em uma esfera

Terrário de suculenta em um aquário redondo

terrário de suculenta em aquário

Três camadas e várias suculentas

Terrário de suculenta no coração

terrário de suculenta no coração

Para colecionar

terrário de suculenta m conjunto

Essas estruturas de metal e vidro em formas geométricas estão em alta

Pendurado em um balanço de crochê

Crédito das imagens: Decor Fácil

Veja também: dicas para ter mais espaço para plantas em casa

como desentupir fogão

3 Dicas de como desentupir fogão e forno a gás

antes e depois de corte de cabelo

20 Imagens que mostram como um bom corte de cabelo faz toda diferença