em

Tempero versátil e barato

Para quem tem curiosidade em saber os benefícios do vinagre

Além de ser um delicioso tempero para uma salada fresca, o vinagre é também um ingrediente poderoso para quem quer melhorar a sua saúde. Também funciona como um elemento que ajuda os praticantes de desporto. Isto deve-se ao facto de este funcionar como inibidor de apetite e acelerador de metabolismo o que nos leva a queimar calorias durante o dia sem termos necessidade de comer tanto. Fantástico não lhe parece?

Vamos então aprender mais sobre este fantástico ingrediente que todos temos no nosso armário da cozinha.

Tem mais benefícios do que poderíamos imaginar:

  • Por ser ácido e ter um sabor caraterístico muito forte, leva as pessoas a reduzir o sal na presença deste condimento na comida
  • O vinagre ajuda a absorver a insulina, o que melhora os níveis de açúcar na hora de medir os diabetes
  • Se lhe custa a processar o que digeriu, este tempero é perfeito para limpar o seu organismo e melhorar seu sistema digestivo
  • Também ajuda na hora de digerir os alimentos
  • Ajuda a manter a sua juventude por mais tempo, devido aos seus antioxidantes
  • Ajuda a melhorar a saúde do seu fígado
  • As suas substâncias melhoram a sua circulação sanguínea, ajudando os seus ossos e músculos

Na hora da dieta qual vinagre é o melhor?

Segundo os entendidos sobre o vinagre, qualquer vinagre faz bem à saúde, mas o mais aconselhado a quem quer perder peso é o vinagre de maçã, pois é mais baixo em calorias.

Como deve ser comido?

Como todos os alimentos, também o vinagre deve ser consumido com cautela. Sendo um tempero ácido, se consumido em excesso pode causar dores abdominais e de cabeça, além de azia e queimação no estômago. De preferência, recomenda-se a ingestão diária de até 2 colheres de sopa na salada.

Segundo especialistas, ele pode até corroer o esmalte dos dentes se consumido de forma excessiva. O aviso reforça-se para pessoas intolerantes a ácidos ou com problemas digestivos ou intestinais.

Abaixo deixamos uma sugestão de como usar os benefícios do vinagre com estas deliciosas dicas para ingerir ao longo do dia.

Para o café-da-manhã:

Trazemos a sugestão de juntar uma fatia de mamão, abacate ou banana, mais duas colheres de sopa de aveia em flocos e canela a gosto.

Para o lanchinho da manhã:

Para aquela pausa a meio da manhã, escolha uma fruta que possa, preferencialmente, ser comida com casca. Boas sugestões são a maçã e o pêssego.

Para o almoço:

Uma excelente sugestão para o almoço são 3 colheres de sopa de arroz com tomate,1 filé de frango ou de peixe, cozido como preferir. 1 colher de sopa de legumes refogados e, para acompanhar, uma salada temperada com 1 colher de sopa de vinagre e gengibre em pó.

Para o lanche da tarde:

Aconselhamos novamente uma fruta para saciar o apetite.

Para o jantar:

Faça uma variação do almoço, apenas removendo o arroz. Não se esqueça da salada, que ajudará a eliminar as toxinas enquanto dorme.

Para a ceia:

Se gosta de comer qualquer coisa durante a noite, substitua esse hábito por um chá de ervas sem açúcar.

Tipos de Vinagre:

Se tem curiosidade de saber que tipo de vinagre é o ideal para a sua dieta saiba abaixo os principais benefícios de cada tipo de vinagre.

Vinagre de álcool:

Este vinagre é obtido através do próprio álcool etílico fermentado. Sendo assim, é o vinagre mais forte de entre todos. O seu principal uso destina-se às conservas e enlatados.

Vinagre de vinho:

Obtido através do vinho branco ou tinto, é utilizado para marinar carnes e temperar saladas.

Vinagre de balsâmico:

Este vinagre proveniente de uvas é escuro e agridoce. Aconselha-se ao uso deste vinagre no tempero de legumes e saladas.

Vinagre de maçã:

Como falamos anteriormente, este vinagre é um fantástico aliado no emagrecimento. Feito a partir de maçãs, é um poderoso antioxidante e usa-se, sobretudo, em saladas.

Surpreso pelos benefícios deste tempero? Saiba mais neste vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Razões pelas quais os mosquitos preferem algumas pessoas em vez de outras

Suco de Beringela com laranja