Calor pode aumentar o risco de pedras nos rins
Crédito: Freepik

Calor pode aumentar o risco de pedras nos rins

Médico afirma que o calor pode aumentar a chance da formação de cálculos renais e requer cuidados especiais

Publicidade

Sabia que o calor pode aumentar o risco de pedras nos rins? Com o aumento drástico das temperaturas, aumentam também a transpiração e as chances de desidratação graças ao consumo de água insuficiente. Saiba como evitar!

Como o calor influencia na saúde dos rins

Os diagnósticos de cálculo renal aumentam até 30% durante os meses mais quentes do ano. Os dados são do Centro de Referência para a Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Então, muita atenção ao consumo de água e outros líquidos, além de procurar estar o máximo possível em locais sombreados.

De acordo com o médico Fábio Vicentini, urologista e representante dessa instituição, certamente essa tendência é mais comum nos homens do que nas mulheres. Mas isso não as inibe de poderem contrair o problema. Por isso ele adverte que todos devem tomar atitudes para que a situação não se venha a concretizar.

Como evitar pedras nos rins durante os verão

Quer saber o que tem a fazer para evitar a formação de pedras nos rins durante os picos de calor? Primeiro de tudo – e bastante lógico – você deve redobrar a ingestão de líquidos. Por dia, consuma em média 2 litros de água e sucos. Os sucos de frutas cítricas são os que se revelam mais eficazes nessa prevenção.

Publicidade

Além disso, deve cuidar do resto de sua dieta e certamente as verduras, legumes e frutas devem estar presentes em suas refeições. Da mesma forma, deve também reduzir o consumo de sal. Aproveite que o calor pede alimentos mais leves para tornar o seu regime alimentar um pouco mais saudável.

Também é fundamental moderar a ingestão de frutos to mar. Isso porque eles contêm níveis elevados de ácido úrico, que promove o desenvolvimento de pedra nos rins. Durante essa época de temperaturas intensas, considere ainda dar uma pausa nas frituras e diminuir a ingestão de carne vermelha.

Interprete os sinais do organismo: hidratação

De acordo com o médico Dráuzio Varella, mais de 15% da população mundial tem pedras nos rins. Esses dados são assegurados pelo especialista, que explica que, no entanto, a maior parte das pessoas acaba eliminando os cálculos naturalmente. Esse processo é feito através da urina.

A urina é, aliás, o melhor indicativo para saber se é preciso dar um reforço na hidratação. Quanto mais transparente for, melhor. Caso contrário, o organismo está pedindo mais líquidos. Se você quer evitar a formação de cálculos renais, o melhor que tem a fazer é cuidar do seu corpo, como deveria cuidar da pele, seja no verão ou no inverno.

Publicidade

Lembre que prevenir é sempre melhor que remediar. Além disso, não há desculpa para ficar desidratado. Você pode optar por água de coco, água aromatizada, sucos frescos e, é claro, a sua água geladinha de todos os dias. Opte por ficar hidratada e longe das pedras nos rins nesse calor! Leve sempre contigo uma garrafinha de água.

PODE GOSTAR TAMBÉM