temperatura ideal para sua geladeira
Crédito: Freepik
em

Como escolher a temperatura ideal para sua geladeira + dicas para economizar energia

Nem muito fria, nem fria de menos. Com a temperatura certa, você economizar dinheiro!

Pode parecer apenas capricho, mas a geladeira numa temperatura certa garante que a comida fique em perfeitas condições. Além disso, essa escolha é muito importante para economizar energia e aumentar a longevidade do equipamento. Por isso, confira qual é a temperatura ideal para a sua geladeira e saiba como aumentar a eficiência e durabilidade com essas dicas práticas.

Temperatura sob controle

É importante que a temperatura do equipamento não seja nem muito baixa, a ponto de congelar alguns alimentos que fiquem mais ao fundo e que nem seja muito alta, a ponto de perder a eficácia. Além disso, deve-se ter a menor diferença possível de temperatura entre a geladeira e o meio externo, para economizar energia. Tendo em conta esses fatores, a temperatura da geladeira ideal é a de 5°C e do congelador de -15°C.

Local de instalação

Para manter esse nível adequadamente é preciso que você preste atenção a alguns outros pontos fundamentais. Entre eles, onde deve colocar a geladeira. É importante que ela esteja em um local com boa ventilação, afastada do fogão ou de qualquer outra fonte de calor. Tendo isso em mente, um local com bom fluxo de ar é uma excelente escolha, sempre longe do fogão. Além disso, mantenha a geladeira afastada da parede pelo menos 10 cm.

Descongelamento semestral

Ao menos duas vezes por ano é importante que você desligue a geladeira e deixe que ela descongele completamente. Da mesma forma, também o congelador deve passar pelo processo, mesmo que seja frost free. Assim você vai manter a temperatura sempre sob controle, além de aumentar a eficácia do seu equipamento.

Veja também: 3 Dicas para limpar geladeira amarelada

Evitar abrir constantemente a porta

Se você não resiste dar aquela espiadinha dentro da geladeira, muitas vezes ao dia, é melhor mudar de hábito. Isso porque isso promove maior troca de temperatura entre o equipamento e o meio, gerando consequentemente um maior gasto de energia. Da mesma forma, veja como estão as condições das borrachas na porta da geladeira, pois caso elas estejam desgastadas, haverá maior consumo de energia pela troca de temperatura.

Descongelar alimentos na geladeira

Uma dica maravilhosa em muitos sentidos é a de colocar os alimentos para descongelarem dentro da geladeira. Ou seja, tire na véspera do congelador e coloque na geladeira. Isso vai ajudar a manter a qualidade do alimento e, de quebra, ainda a economizar energia. Compartilhe essas dicas de ouro e ajude seus amigos e familiares!

wanessa vende mansão

Wanessa e marido põem casa à venda por R$ 5,1 milhões: veja as fotos

Como se apaixonar pela mesma pessoa

Como se apaixonar pela mesma pessoa: 8 dicas especiais