Seu telefone e endereço estão na Internet

Um novo site de buscas divulga as informações dos clientes das operadoras para qualquer um

Publicidade

Não é boato! O site conhecido por “telefone ninja” existe, funciona e mostra para quem quiser o endereço e o número de telefone de clientes de diversas operadoras. É uma ferramenta de pesquisa parecida com o Google, mas o objetivo é mostrar informações, inclusive de empresas.

A Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997) autoriza a divulgação de dados de assinantes do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). Esta legislação dá o aval, por exemplo, para que os todos os que possuam telefone fixo em casa estejam nas listas telefônicas em papel. Mas, no site em questão, também é possível encontrar números de celular.

Diversos especialistas já analisaram o site e, por enquanto, não encontraram nenhum código de computador para roubar informação, grampear telefone ou espalhar vírus. Porém, seu nome e endereço estão à disposição de qualquer um.

Como conseguem?

O telefone.ninja é uma base de dados alimentada pelas próprias operadoras do país. O próprio site divulga que tem as informações dos clientes da Brasil Telecom, GVT, Sercomtel, Telefônica e Telemar.

Publicidade

Para remover seu nome do site é preciso enviar uma solicitação online. No entanto, para retirar permanentemente suas informações é necessário entrar em contato com a operadora e pedir a não divulgação de seus dados.

Bloquear o site é um processo mais complicado para as autoridades, porque ele está hospedado em um servidor na Hungria.

Porta aberta ao crime

O trabalho do telefone.ninja pode não ser ilegal. Mas pode facilitar a utilização das informações para quem quiser roubar dados como senhas bancárias, por exemplo. Os criminosos podem se passar por empresas ou bancos e enviar um vírus ou pedir uma falsa atualização de cadastro.

Em posse desses dados pessoais, é possível forjar uma identidade para aplicar golpes e realizar fraudes. E os vírus servem para invadir as contas bancárias.

Publicidade

O site se defende, alegando que restringe a pesquisa a dez números. Após este limite, é preciso esperar alguns dias para voltar a utilizar a busca de telefones. Também alega que mantém as informações do computador que procurou os dados.

Defenda-se

Embora os crimes digitais se aperfeiçoem, ficando quase impossível se defender de todas as possíveis ameaças, alguns cuidados são sempre importantes de se ter. Nunca responda a e-mails ou mensagens online das empresas ou dos bancos. Se houver alguma informação que deva ser passada, e não seja possível fazer isso pessoalmente, peça que seja por carta registrada.

O telefone.ninja não é o único site deste tipo na Internet.

Publicidade

Compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM