Todo mundo sonha em acordar e ter um dia tranquilo, livre de situações que elevem o nível de estresse e causem dores físicas por conta da tensão muscular. Mas como não é possível controlar o que acontece à nossa volta, temos que controlar a forma que lidamos com as situações.
Para isso, não precisa de muito esforço. Existem técnicas simples que você pode aplicar assim que uma situação estressante tomar conta da sua mente. O objetivo é parar, se concentrar no momento presente e na sua respiração para que seu corpo volte ao equilíbrio. Quer aprender? Continue lendo:
1. Use uma bola de tênis como massageador
Quando estiver sentindo aquela dor na parte superior das costas porque sabe que está tenso, pegue uma bolinha de tênis e coloque entre as costas e uma parede. Movimente-se para que a bolinha massageie o ponto de dor. Depois, de pé, solte bem os ombros e faça movimentos circulares, respirando lentamente.
2. Coma um lanche com vitamina C e selênio
Depois de longas horas concentrado em uma atividade é sempre bom parar e fazer um lanche leve, que proporcione o relaxamento do sistema nervoso. Para este fim, escolha alimentos ricos em vitamina C e em selênio, como por exemplo castanhas-do-Pará e kiwi.
3. Faça uma breve leitura relaxante
Literalmente desviar o olhar da tensão ajuda a reequilibrar a mente. Para isso, tire os olhos das planilhas e vá ler quadrinhos ou uma revista com conteúdo leve, que te agrade e faça rir. É preferível que seja fora da tela do computador para aliviar a intensidade da luz também.
4. Alongue-se
O alongamento é uma prática importante que não serve apenas para antes ou depois do exercício físico. Especialmente se trabalha parado, seja em pé ou sentado, é fundamental levantar e alongar todo o corpo a cada hora. Os músculos relaxam e, consequentemente, os pensamentos fluem melhor.
5. Respire
Certo, você respira o tempo todo, mas não de forma consciente. A respiração para fim de relaxamento deve ser feita com atenção.
Pare o que estiver fazendo, sente-se com a coluna reta, feche os olhos e respire profunda e lentamente durante um minuto. Mantenha seu pensamento apenas na respiração e nada mais. Essa técnica vai ajudar a devolver o ritmo equilibrado ao coração e aos estímulos do cérebro.
6. Faça anotações
Mais estressante do que ter mil coisas para fazer é precisar lembrar de todas elas o tempo todo. Alivie a pressão da sua mente e anote todos os compromissos e preocupações em um caderno.
Assim, pode se concentrar melhor em uma atividade por vez e sempre que quiser lembrar de alguma coisa, bastará consultar suas anotações. Essa técnica ajuda a deixar de se preocupar antecipadamente com o que não pode ser resolvido na hora.
7. Olhe para cima e faça uma contagem regressiva
Fazer uma contagem regressiva traz um efeito tranquilizante ao cérebro, porque além da sensação de estar terminando algo, no caso a contagem que começa em um número maior e termina no menor, também ajuda a se concentrar no momento presente.
O ato de olhar para cima é bom para o sistema nervoso, que provoca sensação de relaxamento porque reduz a pressão sanguínea. Procure fazer este exercício sentando ou em pé, sempre com atenção à postura.
Dica: Técnica de respiração para o alívio do estresse
Além da técnica simples de respiração que você viu na dica 5, existem muitas outras formas de respirar para aliviar sintomas de estresse, ansiedade ou estimular a concentração. Confira no vídeo abaixo algumas delas:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.