técnica 5s para bebes
Crédito: Freepik

Técnica dos 5s para o bebê parar de chorar

Até os 3 meses de vida, o recém-nascido reage bem a essa sequência de movimentos e sons que simulam a vida intrauterina

Publicidade

Os bebês choram para se comunicarem, então é impossível impedir que o choro aconteça. Aliás, os pais podem aprender a identificar cada tipo de choro para entenderem melhor o que o seu bebê está precisando.

Porém, quando as necessidades básicas do bebê já foram atendidas e o pequeno chora só porque está querendo atenção, existe uma técnica bem legal que pode ser aplicada para ele se sentir seguro e parar de chorar.

A técnica dos 5s

Muitas vezes, o bebê chora porque se sente desprotegido nesse mundo tão grande, iluminado, frio e barulhento, totalmente oposto ao que era dentro do útero. Então, os pais podem fazer a técnica dos 5s, que consiste em recriar a sensação que o bebê tinha dentro da barriga da mãe.

A técnica foi criada pelo pediatra norte-americano Harvey Karp, e cada um dos “S” é a inicial de uma palavra em inglês para cada um dos os passos da técnica.

Publicidade

Vale ressaltar que essa técnica funciona melhor com bebês de até três meses de vida, pois esse é o período principal de adaptação fora da barriga da mãe. Ou seja, o bebê ainda vai ter uma memória afetiva de como era dentro do útero.

1º S – Side (de lado)

O primeiro passo consiste em colocar o bebê no colo, deitado de lado, apoiando a cabeça dele recém-nascido no antebraço direito de quem o estiver segurando, e com as costas do pequeno virada para barriga de quem estiver com ele no colo. A preferência pelo lado direito é porque assim a boca do estômago do bebê fica para baixo, o que facilita a descida do leite para o intestino.

2º S – Suck (sucção)

Quando o bebê está no útero, é comum ele ficar com o dedinho na boca, e isso causa um grande conforto para ele. Então, pegue o dorso da mãozinha livre do bebê e leve até a boquinha dele. O dedo limpo da pessoa que estiver segurando o bebê também pode funcionar.

3º S – Swaddle (enfaixar)

Sabe aquelas fotos de recém-nascido em que o bebê está embrulhadinho em um pano, bem acomodado e firme? Alguns bebês se acalmam quando são embrulhados, pois se sentem acolhidos e seguros, mas outros podem não gostar. É preciso fazer o teste com seu bebê para ver se funciona.

Publicidade

4º S – Swinging (balançando)

Aquele clássico movimento de balançar levemente o bebê para cima e para baixo, segurando-o confortavelmente no colo, funciona. Esse movimento recria os movimentos que a mãe fazia enquanto o bebê estava no útero, como se sentar, se levantar ou caminhar.

5º S – Shhh (silêncio)

O famoso som de “shhh” que se faz para alguém ficar em silêncio é bem comum de fazer para acalmar o bebê. Claro, precisa ser feito baixinho, de forma tranquila e com um certo ritmo para recriar o som repetitivo que o bebê ouvia dentro do útero, especialmente o som da artéria aorta da mãe, que ficava perto do bebê.

PODE GOSTAR TAMBÉM