Quantas tarefas domésticas você faz sem que tenha real necessidade? Acaba por ser uma perda de tempo, pois você poderia usar estratégias diferentes e mais práticas, sem deixar sujeira acumulada e usando em outras prioridades o tempo que gastaria para fazê-las. Quer ver alguns exemplos?
1. Secar a louça
A menos que seja uma quantidade muito grande de louça para lavar, você pode deixar tudo secando no escorredor mesmo. Além de evitar usar um pano de prato já usado, que vai estar com bactérias de outras superfícies, a louça fica mais seca deixando evaporar a água do que usando o pano. É um tempo perdido na cozinha que você pode usar para outra coisa.
2. Tirar pó das prateleiras com livros
Você está sempre removendo o pó que fica na parte da frente das prateleiras de livros? Então coloque os livros mais para a beirada da prateleira e assim não vai sobrar superfície para acumular o pó. Se o problema é o visual empoeirado, vai resolver. Deixe para fazer essa limpeza apenas uma vez por mês.
3. Passar aspirador em todos os cômodos, todas as vezes
4. Lavar na máquina a roupa usada só uma vez
5. Passar roupa
Algumas peças, como as sociais, precisam ser passadas. Mas, passar todas as roupas é uma perda de tempo. Essa tarefa de antigamente já não cabe mais na rotina agitada da vida moderna. Um bom truque para as peças que costumam amassar com facilidade é estendê-las bem esticadinhas, já penduradas no cabide.
6. Limpar os vidros em dia de sol
7. Varrer o pó
Varrer a casa é uma tarefa demoradinha, que faz perder bastante tempo. Se caiu uma sujeira maior no chão, recolha na hora. Se quiser limpar, passe um pano. Varrer quando só tem poeira é tempo perdido porque a poeira se espalha pelo ar e, quando assenta, volta para o piso, além de ficar depositada nas superfícies.

