Greenovia dodrantalis Suculenta em forma de rosa
Crédito: Wikimedia Commons
em

Suculenta em forma de rosa: veja como cuidar

Essa linda planta é difícil de ser encontrada, mas se tiver a oportunidade de ter uma, veja quais são os cuidados a ter com ela

As suculentas são aquelas plantas de folhas gordinhas, lindas para decorar todos os cantinhos da casa, do escritório, da empresa e onde mais quiser. São tantas as espécies dessa planta, que se pode fazer uma coleção enorme. Cada suculenta é bonita à sua maneira, e uma delas lembra outra flor: a rosa. Você já conhecia a suculenta em forma de rosa?

O nome científico dela é Greenovia dodrentalis, e ela é nativa das Ilhas Canárias. Assim como as demais suculentas, ela possui folhas firmes e gordinhas, onde a planta guarda água para sobreviver em épocas de poucas chuvas.

Benefícios de ter suculentas em forma de rosa

Crédito: O Verso do Inverso

É comum de boa parte das plantas ajudarem a purificar o ar do ambiente. A Greenovia dodrentalis também faz isso. Ela ajuda a eliminar as toxinas do ar e a produzir mais oxigênio para deixar o ar puro.

Além disso, como são muito bonitas, essas plantinhas são usadas em tratamentos de terapia visual. Só de ficar olhando para elas é possível sentir o corpo mais calmo e feliz. Se você gosta de cuidar de plantas e ter sua casa cheia de vida, certamente vai obter todos estes benefícios da suculenta em forma de rosa.

Características e cuidados com a Greenovia dodrentalis

Crédito: Clube do Jardim

Durante os meses mais quentes, de final da primavera e verão, essa planta entra em estado de dormência. Suas folhas vão fechar e ela vai ficar como um botão de rosa, pois assim ela economiza suas energias e sua água.

Dessa forma, como a planta vai ficar “dormindo” e com água o bastante para esse período, é melhor reduzir bastante as regas. Pode fazer regas mais espaçadas do que o normal.

Ela gosta de um clima mais fresco, de até 24 graus. Quando o verão é muito quente, é melhor deixar ela em meia sombra, pegando apenas o sol da manhã, que é mais fresco.

Se perceber que se formam folhas secas na base da planta, saiba que não é problema, pois é normal. Não precisa remover as folhas mortas.

A terra para essa planta deve ser bem rica e drenada. Cuidado com o acúmulo de água, pois vai apodrecer as raízes e folhas.

Mudas novas

Crédito: O Verso no Inverso

Com o tempo, ela vai soltando estolões que enraízam e geram novas mudas, então se cuidar bem dela, logo terá vários filhotinhos ao redor da planta mãe.

Se quiser replantar em outros vasos, pode retirar um desses filhotinhos da terra, com cuidado para preservar as raízes, e colocar em um outro vaso. Esse brotinho vai se comportar da mesma forma que a planta adulta, fechando as pétalas nos meses quentes e reabrindo nos meses frios.

Veja também: Ideias de como decorar a casa com suculentas

grão-de-bico chips

Como fazer grão-de-bico chips para petisco

jovem sonha em se tornar cozinheiro profissional

Jovem faz publicação falando do sonho em ser cozinheiro e viraliza