em

Benefícios e como fazer suco de jambo

Diurético, antioxidante e bom para a pele, o suco de jambo tem sabor adocicado e levemente ácido.
suco de jambo
Crédito: Pxhere

Da mesma família da pitanga, goiaba, jamelão e jabuticaba, essa fruta é nativa da Ásia e aparece por aqui no período entre maio e julho. Ou seja, se você quiser experimentar suco de jambo, precisa correr, porque a temporada já está acabando.

Existem três tipos de jambo, sendo que apenas dois possuem frutos vermelhos e docinhos com um leve toque ácido. Essa fruta é excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais; saiba quais e o que ela pode fazer por você.

7 Benefícios do suco de jambo para a saúde

O jambo pode até não ser a fruta mais popular da feira, mas é rico em vitamina A, B1, B2, B3 e C, além ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ácido cítrico, cobre, sódio, fibra, manganês e ácido sulfúrico, além de pectina, antioxidantes, flavonoides e taninos.

Entenda o que cada um deles pode fazer pelo seu organismo e saiba por que você deveria incluir esse suco na dieta.

1. Ajuda na perda de peso

Em 100 gramas de jambo você encontra 50 calorias. Você pode até achar muito, mas o suco de jambo é um poderoso diurético, que facilita a eliminação de toxinas, diminui o inchaço e evita a retenção de líquidos.

Por ser rica em fibras, a bebida também proporciona saciedade e ajuda o intestino a funcionar melhor, além de evitar inflamação no trato estomacal, um dos principais fatores para o acúmulo de gordura pelo organismo.

2. Reforça a imunidade

Uma porção de 100 gramas de jambo concentra 22 mg de vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imunológico e aumentar a resistência do organismo.

O consumo do suco de jambo é ainda mais importante em períodos de seca ou clima frio, quando a imunidade do corpo cai. A bebida previne principalmente resfriados e gripes.

3. Previne o envelhecimento da pele e das células

As vitaminas do complexo B são antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelos danos oxidativos nas células que geram os sinais de envelhecimento e contribuem para o desenvolvimento de tumores.

O suco não só previne o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer como também auxilia no bom funcionamento da memória, que também é prejudicada pelos radicais livres.

4. Faz bem para a pele

O enfraquecimento das fibras musculares e a perda de elasticidade geram as temidas rugas e marcas de expressão. Isso se deve principalmente à queda na produção de colágeno.

Pois essa proteína, que dá firmeza e sustentação para a pele, está presente em abundância no jambo. Os antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, também beneficiam a pele.

5. Combate a prisão de ventre

Cerca de 20% da composição do jambo é formada por fibras, que ajudam a manter o funcionamento do intestino grosso regulado, o que previne e combate a constipação. Isso também dá efeitos na pele e no emagrecimento.

6. Reduz as dores de cabeça

Se quiser uma solução natural para a dor de cabeça, experimente esse suco. Sua função antioxidante combate os radicais livres que provocam não só esse problema como também outras dores pelo corpo.

7. Fortalece os ossos

O jambo é rico em cálcio: uma fruta de tamanho normal tem 5,7 mg desse mineral, e por isso ele é tão recomendado para prevenir a osteoporose.

As folhas do jambo também oferecem benefícios, pois podem ser usadas para hidratar a pele, eliminar aftas, aliviar a febre e eliminar secreções acumuladas nos pulmões. Já a casca e a semente têm propriedades antibióticas.

Como fazer suco de jambo: 3 receitas

jambo rosa
Crédito: Wikipedia

O suco de jambo é delicioso e pode ser preparado de diferentes formas. Veja as três receitas mais comuns da bebida e escolha sua favorita.

1. Suco de jambo tradicional

Ingredientes

  • Jambo: 6 unidades maduras;
  • Água: 1 litro;
  • Gelo: a vontade.

Modo de preparo

1. Corte os jambos e remova as sementes.

2. Bata a polpa com a água e o gelo no liquidificador.

3. Coe e sirva em seguida.

2. Suco de jambo com leite

Sim, parece exótico, mas o jambo com leite é comum e fica uma delícia. Não se preocupe: não faz mal à saúde.

Ingredientes

  • Jambo: 3 unidades sem sementes;
  • Água: 1 copo;
  • Leite desnatado: 1 copo.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

2. Sirva com duas pedras de gelo.

3. Suco de jambo com mel

Se você não consegue beber o suco sem adoçar o mel substitui o açúcar ou adoçante de forma mais saudável.

Ingredientes

  • Jambo: 5 unidades sem sementes;
  • Água: 2 copos;
  • Mel: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes.

2. Bata no liquidificador.

3. Coe e beba em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

receitas para aproveitar a safra de agosto
10 Receitas para aproveitar a safra de agosto
cozinhar com crianças
Benefícios de cozinhar com crianças