dicas para ter sucesso na horta
Crédito: Freepik
em

7 Dicas para ter sucesso na horta

Os cuidados vão desde o preparo da terra até a manutenção e controle de pragas

Está começando a cuidar de uma horta e ainda tem dúvidas de como garantir uma produção bonita e uma colheita satisfatória? Boas dicas são sempre bem-vindas, pois o trato das plantas é bastante detalhado, cada uma tem suas particularidades e cada pessoa tem truques diferentes para ensinar. Então, veja algumas dicas interessantes para ampliar o seu conhecimento no assunto e fazer testes na sua horta.

1. Escolha do local

Caso ainda não tenha começado sua horta, lembre-se que é essencial escolher um local que bata sol na maior parte do dia, mesmo que a sua horta seja em vasos. Quase todas as ervas e temperos precisam de mais de 4 horas de sol ao dia.

2. Preparo da terra

Se você for fazer uma horta no canteiro do seu quintal, é muito importante revolver bem a terra que já está lá para que fique mais leve e bem fofa. Remova raízes, pedras e torrões que possam dificultar o enraizamento das suas hortícolas. Faça isso com uma certa profundidade, pesquisando a média de comprimento das raízes do que pretende cultivar.

3. Adubação da terra

Depois de cavar profundamente e revolver muito bem a terra, ela vai precisar ser enriquecida com um bom composto orgânico para fornecer os nutrientes que as plantas vão precisar para se desenvolverem. Não basta plantar na terra do jeito que está. Invista principalmente em esterco bem curtido e um substrato bem leve para facilitar o enraizamento. Depois de colocar esses materiais, volte a resolver a terra para misturar tudo.

4. Plante respeitando as distâncias

As distâncias entre cada planta na sua horta vão depender do tipo de planta que você vai cultivar. Cada uma dela atinge um determinado tamanho, e para isso precisa de espaço para se espalhar para os lados. Pesquise antes de começar a plantar.

5. Regas frequentes

Depois de plantar suas mudas ou sementes, lembre-se de fazer uma boa rega na terra. Essa rega deve continuar frequente e generosa. Se estiver uma região muito seca, pode ser necessário fazer até duas regas ao dia no início do plantio.

6. Manutenção da umidade da terra

Para que a terra esteja sempre úmida ao longo do cultivo, pode cobri-la com palhas secas ou outro elemento natural leve e seco para proteger do sol, como cascalhos de árvores e folhas secas.

7. Controle de pragas

Se você estiver fazendo uma horta no quintal, é possível que apareçam pragas como formigas e lesmas para comer suas mudinhas. Escolha repelentes naturais, como outras plantas, sementes e receitinhas que não sejam veneno para afastar essas pragas sem matar suas plantas.

Cultivar hortênsias cuidados essenciais

Cultivar hortênsias: 5 cuidados essenciais

plantas de companhia para orquídeas

Plantas de companhia para orquídeas: quais escolher e cuidados a ter