em

10 Sintomas de inflamação no corpo

São muitos sintomas e também muitas causas. Veja como evita-los e levar uma vida mais saudável e feliz.

sintomas de inflamação no corpo
Crédito: Freepik

A inflamação é um processo que o corpo realiza quando alguma coisa não anda bem com a saúde. Então, a princípio ela é um aviso de que você precisa tratar causa do problema para ter sua saúde de volta. Os sintomas de inflamação no corpo variam bastante, pois depende do tipo e do local inflamado. Veja a seguir quais são os principais, o que fazer e qual médico procurar em cada caso.

Sinais e sintomas de inflamação no corpo

identificar quais são sintomas de inflamação no corpo
Crédito: Freepik

Uma inflamação pode ser aguda ou crônica. No caso da aguda é aquela que acontece quando você se machuca, então o corpo imediatamente inicia um processo inflamatório para fazer os reparos no local machucado.

Também pode ocorrer no caso de contrair alguma doença por fungos, vírus ou bactérias, e então o corpo vai fazer a mesma coisa. Isolar a área afetada para que o problema não se alastre e começar os reparos. Os sintomas de inflamação no corpo mais comuns são:

1. Inchaço

Toda inflamação incha, pois é como se na área afetada começasse a se concentrar uma grande quantidade de “médicos do corpo” para ver a situação e descobrir por onde começar a operação de cura.

2. Vermelhidão

Outro sintoma é o vermelhidão, pois também existe uma concentração de sangue no local, necessário ou para fazer uma coagulação, caso tenha uma veia vazando, ou para fornecer os nutrientes que as ferramentas dos médicos do corpo vão usar para o reparo.

3. Dor

A dor é o aviso principal que você recebe de que não está tudo bem e precisa tomar muito cuidado com a região afetada e com a sua saúde de modo geral. Enquanto houver dor, os médicos do corpo ainda estão trabalhando na fase inicial da sua cura.

Se ao invés de reduzir com o passar dos dias, a dor aumentar, junto com os outros sintomas, é sinal de que o corpo sozinho não está conseguindo curar e você precisa de ajuda de medicamentos.

4. Pus

O pus também é uma ferramenta no processo de cura. Ele absorve os corpos estranhos que estão causando o problema e vai fazendo a faxina na “sala de cirurgia” enquanto o processo de cura acontece, depois expulsa as impurezas recolhidas para fora do seu corpo.

5. Coceira

A coceira costuma surgir ou como sintoma de que a inflamação está acontecendo, igual à dor, e nesse caso é mais comum nos processos alérgicos. Ou também no final da operação, quando o corpo já está se regenerando.

É como imaginar que muitas células novas estão chegando depois de ter dado tudo certo. Como são muitas, causam coceira, como se tivessem várias formigas correndo pelo seu corpo.

No caso da inflamação crônica ela ocorre quando a aguda não foi resolvida. Crônico significa algo que dura há muito tempo. É comum ocorrer, por exemplo, quando você tem uma lesão que precisa de tratamento médico e fica só tomando remédio para não sentir dor.

Isso faz com que seu corpo lhe engane e você continua com a lesão, inclusive atrapalhando o processo de cura, que não termina nunca. Por isso é que o médico prescreve tanto o remédio para dor, quanto o que vai combater a causa do problema ao mesmo tempo.

Mas não é só quando um machucado não sara que a inflamação vira crônica. Ela pode começar por outros fatores do dia a dia, como o alto estresse contínuo e o excesso de alimentos industrializados. Os dois juntos, então, são uma verdadeira bomba inflamatória, pois seu corpo fica sobrecarregado de toxinas e não consegue fazer nenhum sistema funcionar direito.

Como resultado, os sintomas de inflamação no corpo mais comuns são:

6. Fadiga e fraqueza

Mesmo ao acordar, você já levanta da cama cansado, só querendo voltar e dormir de novo. Isso considerando que você dormiu no mínimo seis horas, o que para muitas pessoas já é o suficiente para a restauração noturna. Essa fadiga e a fraqueza acontecem tanto por causa do estresse quanto pela falta de nutrientes quando você não come corretamente.

7. Úlcera e doenças do sistema gastrointestinal

O alto estresse diário mostra seus sintomas diretamente no sistema gastrointestinal, porque o cérebro e esse sistema trabalham em conjunto. Assim, quando está muito estressado, o cérebro desregula as funções do estômago e do intestino.

Desenvolvem-se úlceras no estômago, que são feridas que doem quando o suco gástrico encosta nelas e as abre ainda mais. Também inflamação no intestino, pois você está cansado demais o tempo todo e o seu cérebro não está dando conta de controlar a saúde intestinal.

Além disso, quando come mal, excesso de açúcar, sal e gordura trans, o sistema gastrointestinal resseca e não consegue trabalhar direito, porque esses alimentos não tem nada de bom para oferecer ao seu organismo.

8. Acne e doenças de pele

A sua pele também vai sofrer com o mesmo problema do item anterior. Pela falta de equilíbrio no cérebro e pela falta de nutrientes no sangue, a pele pode ter diferentes reações em cada pessoa. Algumas desenvolvem acne por excesso de oleosidade, enquanto outras desenvolvem rosácea, dermatites e outras doenças que talvez já estivessem predispostas a ter, mas os fatores de risco desencadearam.

9. Mudança de peso

Seja para mais ou para menos, uma mudança brusca de peso é um problema quando você sabe que está muito estressado ou comendo mal. É a resposta do seu corpo para a ansiedade, que faz comer demais, ou para a depressão ou desenvolvimento de distúrbios alimentares que fazer comer de menos.

10. Doenças crônicas

Depois de passar pelos sintomas já citados, se você não procurar tratamento e fazer mudanças de hábitos, o corpo vai desenvolver as doenças crônicas, que são aquelas que você não cura, apenas mantém sob controle. Pode ser diabetes, pressão alta, doenças respiratórias, câncer e doenças do metabolismo. Elas são ao mesmo tempo sintoma e resultado da falta de tratamento dos outros sintomas.

O que fazer se estiver com os sintomas?

como curar sintomas de inflamação no corpo
Crédito: Freepik

Às vezes a pessoa demora para perceber ou assumir que está com sintomas de inflamação no corpo porque está muito estressada ou se alimentando mal. Esse é o grande perigo, pois enquanto isso os sintomas não são tratados e vão levando o corpo rumo às doenças crônicas.

Então, ao perceber qualquer tipo de processo inflamatório no corpo, dentro ou fora, com base nos sintomas descritos acima, deve procurar ajuda médica. Apenas se for o caso de um pequeno machucado que já está sendo tratado pelo seu corpo é que essa ajuda pode ser dispensada.

Mesmo assim, há casos de pessoas que não conseguem tratar nem mesmo uma picada de mosquito porque estão com o sistema imunológico muito debilitado, então só o médico poderá ajudar.

Junto com o tratamento profissional, entra a necessidade de bloquear as causas do problema, no caso do alto estresse e da má alimentação. Então é necessário, e não opcional, fazer uma pausa do que estiver causando o estresse e descansar. Também é preciso começar a se alimentar de forma mais saudável e regrada com urgência, antes que seja tarde demais.

Que médico consultar?

médico para tratar sintomas de inflamação no corpo

Crédito: Freepik

O especialista a procurar para tratar os sintomas de inflamação no corpo vai depender da causa da inflamação, que como você viu, são várias. Se não souber do que se trata, o melhor é ir ao clínico geral que a partir daí ele vai solicitar exames e ver para qual especialista você deverá ser encaminhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

motivos para deixar de beber refrigerante

5 Motivos para deixar de beber refrigerante para sempre

beber água para melhorar o sistema digestivo

A importância de beber água para melhorar o sistema digestivo