em

Como identificar sintomas de hemorragia interna e o que fazer

Confira causas, sintomas e o procedimento correto ao ter esse problema.

quais são os sintomas de hemorragia interna
Crédito: Pxhere

A hemorragia interna é um dos tipos de hemorragias mais perigosos devido à dificuldade em identificá-la. Ela recebe esse nome por ocorrer no interior do corpo. Dessa forma, não há sangue aparente. Confira os sintomas de hemorragia interna e saiba identificá-la.

Sintomas de hemorragia interna

Hemorragia interna é um sangramento que ocorre dentro do corpo e por isso é mais difícil de ser percebida e diagnosticada. Ela pode ser provocada por lesões, por feridas ou por doenças específicas que já estivessem ativas no corpo. Os sintomas da hemorragia interna podem ser os mais variados e dependem da área que foi afetada. Veja:

  • Tremores;
  • Alteração do nível de consciência;
  • Frio;
  • Sonolência;
  • Fraqueza;
  • Dor intensa na região abdominal;
  • Tonturas;
  • Confusão mental ou desmaios;
  • Náuseas ou vômitos com sangue;
  • Pressão baixa;
  • Muita sede;
  • Respiração acelerada;
  • Pulso rápido e fraco;
  • Palidez e fadiga.

Causas

É um dos tipos de hemorragia mais graves, pois são difíceis de serem identificadas. As causas são variadas e podem ser identificadas abaixo:

Lesões

Podem ser provocadas por lesões, como bater o carro ou agressões físicas, por exemplo. Nesses casos, a cabeça e outros órgãos podem ser atingidos e danificados. Quando chegam aos vasos sanguíneos, rompendo-os, causam hemorragia interna.

Fratura exposta

Outra possível causa é a fratura dos ossos, que também pode ser causada por acidentes. O interior dos ossos são compostos pela medula óssea, que é responsável pela produção do sangue. Quando atingido um osso importante, o individuo tem mais probabilidades de perder uma quantidade elevada de sangue.

Ingestão de medicamentos anticoagulantes

Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes também podem desenvolver sintomas de hemorragia interna. Em casos graves, devem sempre contatar o serviço de emergência.

Hemorragia cerebral

Um rompimento de vasos sanguíneos na região do cérebro é uma das causas de hemorragia interna, resultando em hemorragia cerebral. Isso ainda pode agravar-se para um AVC hemorrágico.

Álcool

O consumo de álcool em excesso durante muito tempo pode levar o indivíduo a desenvolver hemorragia interna. O álcool altera a coagulação do sangue e traz danos aos órgãos envolvidos na sua ingestão.

Hipertensão

Pessoas hipertensas podem desenvolver essa doença. Quando a pressão está alta, o sangue circula com maior velocidade, o que pode romper algum vaso sanguíneo.

Gravidez

Em caso de hemorragia durante a gravidez, o sangue geralmente é expelido pela vagina. Isso pode ser um sinal de aborto espontâneo ou alguma irregularidade. Embora não seja comum, deve-se ter cuidado e buscar ajuda médica.

O que fazer em caso de hemorragia interna

O procedimento correto é buscar ajuda médica o quanto antes. A hemorragia interna é um problema sério e grave, que pode levar à morte. Dessa forma, não hesite em chamar a SAMU para que chegue o mais rápido possível a um hospital.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a hemorragia interna:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tipos de hemorragia

Quais são os tipos de hemorragia e como tratar esses problemas

sangramento no nariz e como tratar

Causas e o que fazer quando ocorrer sangramento no nariz