em

Sintomas Cancro da Mama Prevenir – Fatores de Risco

 

Tendo em conta dados revelados pela Liga Portuguesa contra o cancro são detetados todos os anos (apenas em Portugal) cerca de 4500 novos casos de cancro da mama. É um tumor maligno que tem origem nas células da mama e que se evidencia essencialmente nas mulheres.

Os factos de maior risco são:

  • – Se tiver uma idade superior aos 60 anos, possui um fator de risco, assim como ter história familiar e/ou pessoal de cancro.
  • – Modificações dos tecidos da mama e/ou alterações em determinados genes (BRCA1, BRCA2, entre outros).
  • – Primeira gravidez após os 31 anos.
  • – A Primeira menstruação anterior aos 12 anos.
  • – A Menopausa tardia após os 55 anos ou nunca ter tido filhos.
  • – Ter efectuado terapia hormonal de substituição durante cinco ou mais anos após a menopausa.
  • – Tratamento com radiações antes dos 30 anos.
  • – Peso a mais

Como pode defender-se do cancro da mama?

 

  • – Não fume (até pelo cancro do pulmão!) e limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
  • – A American Cancer Society recomenda que, entre os 20 e os 39 anos, seja feito pelo menos um exame clínico à mama, por um profissional de saúde.
  • – A partir da idade dos 40 anos deve fazer uma mamografia anualmente ou de dois em dois anos. Se tiver antecedentes familiares, fale com o médico sobre a possibilidade de a fazer antes dessa idade.
  • – Tenha o cuidado de fazer prática desportiva pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.
  • – Tenha uma alimentação equilibrada e variada.
  • – Evite o excesso de peso/obesidade.
  • – Amamentar é um fator que ajuda e protege.

 

Como fazer o auto-exame?
Logo após os 20 anos, todos os meses, após a menstruação, realizar o auto-exame da mama é um gesto essencial que ajuda a prevenir o cancro da mama. Em frente ao espelho, analise a forma, o tamanho e aspeto de cada mama, procurando sempre encontrar diferenças e/ou alterações. Ponha uma das mãos atrás da cabeça e utilize a outra para palpar a mama do lado oposto. Com os dedos sempre esticados, faça movimentos percorrendo o peito desde a área perto da axila até aos mamilos. Analise a outra mama, repetindo os movimentos acima descritos.

O vídeo em baixo também ajuda a explicar o cancro da mama, como detectar e os factores de risco:

71 Comments

Leave a Reply
  1. Sofia bebé sumo de coração negro olha que é muito bom para isso pode não fazer bem mas olha mal não faz bebé que te vai dar muita força e matar esse mal que tu tens bjs e muita força meu irmão bebeu e não fez quimioterapia e está melhor graças a deus com a Judá dos médicos clare

  2. As minhas simples palavras, é apenas força Sofia tem coragem e luta com todas as tuas forças, sorriso e lágrimas, mas não desistas, estas batalhas dão-nos força para vencer, Lembra-te que cada lágrima que hoje possa desabrochar pela tua cara, amanhã será um sorriso com muita garra! Força!!!!!

  3. A atitude de não deixar que terceiros imploem a situação, é de louvar, Sofia. Gosto muito de a ver trabalhar, e desejo-lhe que essa garra seja sempre a sua arma. A vida sem precalços não é vida. Cabe a nós saber dar a volta. Muita força minha querida.

  4. Lamento sinceramente que esta, ou qualquer outra pessoa seja vitima de cancro. e lamento sinceramente que se empole uma coisa destas, pois desde há dois ou tres dias para cá, há publicações para todos os gostos, eu sei que foi a Sofia que publicamente disse o que se passava, ela achou por bem ter a consideração de dar uma satisfação ao seu publico, mas o problema é que consideração tem por ela? o que é que isto a ajuda a superar a sua dor ? eu por mim não partilho coisas do foro privado de cada um, haja respeito. ninguém vai á rua perguntar a um anónimo se tem cancro e depois publica, isto é abuso do meu ponto de vista. A figura publica só o é enquanto desempenha um papel, depois disso é um ser comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Fernando Santos – O Seleccionador Português No Alta Definição

Como Fazer Frascos Relaxantes Que Ajudam a Acalmar?