Casos de síndrome pós-Covid está afetando jovens e crianças
Crédito: Freepik

Casos de síndrome pós-Covid estão afetando jovens e crianças

Saiba o que é a síndrome, quais os sintomas e o que fazer

Publicidade

Já é de conhecimento de todos que a Covid-19 não abandona totalmente o corpo de quem a contrai e depois se cura. Em muitos casos ficam sequelas, dependendo da gravidade com que a pessoa foi afetada. Entre as mais relatadas estão queda de cabelo, menstruação desregulada, falta de ar, cansaço crônico, perda de olfato e paladar e problemas digestivos.

Mas, além desses casos, os médicos também estão relatando efeitos pós-Covid em crianças e jovens de até 20 anos. Devido à variedade de sintomas, eles denominaram a condição de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, a SIM-P.

Quais são os sintomas da SIM-P?

Essa síndrome pode apresentar sintomas diferentes em cada criança ou jovem, de acordo com o organismo de cada um. Entre os principais sintomas estão febre, erupção cutânea, olhos vermelhos, problemas gastrointestinais e pode progredir para disfunção cardíaca.

O que se sabe sobre a SIM-P?

Assim como todos os temas relativos ao coronavírus, estudos ainda estão em andamento conforme os casos da Síndrome vão chegando aos hospitais. Como a pandemia ainda está acontecendo, não é possível ter respostas para tudo, ainda mais por conta das novas variantes e dos efeitos colaterais que estão surgindo em pacientes que se infectaram há vários meses.

Publicidade

Quanto a essa Síndrome, alguns casos já foram relatados nos Estados Unidos e também no Brasil. No Mato Grosso, foram registrados 5 casos suspeitos, sendo que 4 deles foram descartados e 1 ainda é suspeito.

A Síndrome pode afetar crianças e jovens de 0 a 20 anos, mesmo aqueles que não tinham histórico de doença antes de contraírem Covid e que não tiveram que ser hospitalizados por causa da Covid.

Mas, ainda não se sabe o que exatamente acontece no organismo para trazer esses sintomas tão graves. Por isso, o melhor a fazer é continuar mantendo todos os cuidados de higiene e distanciamento social.

O que fazer em caso de suspeita?

Como essa Síndrome pode trazer sintomas e complicações graves, é necessário ligar para o hospital e informar sobre a suspeita para ver se tem vaga para internação.

Publicidade

Os responsáveis devem fazer isso assim que notarem alguns sintomas após a criança ter sido curada da Covid.

É importante notificar o caso a qualquer serviço de saúde para que haja um controle detalhado de cada caso e para que se possa descobrir mais sobre a Síndrome, o quanto antes.

Veja também: Pode seguir com a vida normal depois de tomar as duas doses da vacina da Covid?

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM