Dificuldade para emagrecer? Pode estar relacionada a uma síndrome!

Essa síndrome é mais comum do que se imagina.

Publicidade

Você já ouviu falar da Síndrome do Ovário Policístico (SOP)? É um síndrome que pode atingir entre 5 a 20% das mulheres que estão em idade fértil. É considerada uma causa relevante para a infertilidade.

Essa síndrome se dá quando os cistos que geralmente aparecem durante a ovulação e que normalmente vão embora com a menstruação permanecem e transformam a característica do ovário, fazendo que ele cresça e atinja até três vezes o seu tamanho.

Por conta disso a mulher acaba por desenvolver um ciclo menstrual totalmente irregular e isso afeta e muito a sua saúde.

As causas ainda são desconhecidas, mas sabe-se que as mulheres que a têm apresentam uma quantidade maior de hormônios masculinos (andrógenos).

Publicidade

Essa condição faz com que haja excesso de insulina no sangue, influenciando diretamente na perda de energia pelo mesmo, facilitando o ganho de calorias.

A insulina alta está diretamente ligada à produção de andrógenos (os hormônios masculinos) que causam efeitos horríveis no corpo das mulheres: manchas na pele, crescimento anormal de pelos em lugares inconvenientes como buço, no queixo, nos seios, aumento da oleosidade da pele o que leva a uma maior quantidade de espinhas e cravos, facilidade em ganhar peso, dentre outros.

Devido a essa situação adversa, mulheres portadoras da SOP têm maiores possibilidades de ter pressão alta, diabetes tipo 2, infertilidade, câncer na região do endométrio, alto colesterol e obesidade.

Essa confusão de hormônios afeta diretamente os que são responsáveis por regular a vontade de comer.

Publicidade

De acordo com pesquisas realizadas, as mulheres que emagrecem entre 5 a 10% têm a possibilidade de diminuir os seguintes sintomas:

  • Infertilidade;
  • O perigo de desenvolver diabetes;
  • O perigo de desenvolver doenças cardiovasculares;
  • Ciclo menstrual irregular;
  • Diminuição do excesso de insulina no sangue;
  • Contratempos ao longo da gravidez tanto para a mãe quanto para o bebê;
  • Problema na ovulação;
  • Problemas de caráter emocional.

Tenho SOP e quero emagrecer. O que fazer?

Emagrecer já é bastante difícil e para mulheres portadoras da SOP é mais difícil ainda. O que deve ser feito é procurar ajuda de um ginecologista a fim de confirmar a síndrome.

Ele com certeza saberá dizer qual caminho seguir, provavelmente indicará uma nutricionista a fim de se montar uma dieta adequada, que aliada à atividade física, proporcionará o emagrecimento.

Publicidade

Procure logo um médico caso você sinta que há uma irregularidade na sua menstruação. Mas para já, você já pode estabelecer algumas mudanças:

  • Comer mais fibras (alimentos integrais, vegetais, aveia, germinados, entre outros);
  • Diminuir consideravelmente o açúcar;
  • Evitar alimentos que sejam muito gordurosos (por exemplo a fritura);
  • Evite comer muito durante as refeições, procure comer pouco, mas várias vezes ao dia;
  • Exercite-se ao menos 30 minutos por dia a fim de perder energia;
  • Caso fume, pare imediatamente, pois o cigarro facilita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

É muito importante que você vá regularmente ao ginecologista e que tenha a confirmação da síndrome o quanto antes, podendo assim prevenir doença mais graves e saber o real motivo da sua dificuldade de emagrecer.

Você tem essa síndrome? Então comente sobre ela conosco, você pode estar ajudando outras mulheres! Compartilhe a publicação!

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM