Síndrome da superioridade ilusória
Crédito: Freepik
em

Síndrome da superioridade ilusória: você já deve ter conhecido alguém assim

Conheça o Efeito Dunning-Kruger que enche o mundo com “bobos confiantes”, que presumem saber tudo

Já conheceu uma pessoa que sabia menos de um determinado tema, mas que se achava a melhor de todas e desprezava os outros por isso? Então, talvez você esteja lidando com um indivíduo que esteja enquadrado na síndrome da superioridade ilusória.

Identifique as características

Assim como diversos outros distúrbios, essa síndrome pode levar diversos problemas para a vida de quem a desenvolve. Pode estar relacionada a outras doenças como o narcisismo, sendo fundamental uma análise mais a fundo para compreender e tratar o problema. Veja quais são as principais características.

O outro nunca tem razão

Ele não aceita os argumentos opostos aos dele e crê que tudo o que ele fala é uma verdade irrefutável, mesmo que não saiba de fato. Vale destacar que a ignorância consiste em não saber ouvir os outros e aprender com seus conhecimentos. Afinal, todas as pessoas possuem algo a oferecer e quem nega isso está imerso em seu próprio pedestal de falsa sabedoria.

Falta de empatia

Essas pessoas sofrem da síndrome da superioridade ilusória, que molda muitos de seus comportamentos, agindo de maneira prepotente e com abstinência de atos de empatia. Elas acham que possuem habilidades muito melhores do que a média, mesmo quando não sabem nada acerca do tópico.

Podem ser radicais

Uma das principais características é que elas são fanáticas em seus ideais, mantendo uma argumentação com adjetivos e ofensas contra a outra pessoa, quando contrariadas. O pior é que elas não percebem que estão passando vergonha e continuam se achando sábias, atropelando as opiniões dos outros.

Percepção equivocada

Quem tem a síndrome da superioridade ilusória é cheio de ego e não consegue enxergar o mundo fora de seu umbigo, possuindo uma percepção de mundo extremamente equivocada. Para ele, tudo gira ao seu redor e todas as coisas têm que ser feitas conforme as vontades dele.

Excesso de preocupação com a imagem

São pessoas que trabalham em função de sua própria imagem, fazendo-se o todo poderoso, incontestável e grande sábio. Pode-se ver isso na história em ditadores cruéis como Mussolini, Hitler e Stalin. Mas também pode ver esse comportamento em menor escala nas pessoas do dia a dia.

Você conhece algum desses ignorantes que se acham extremamente sábios e que ignoram a opinião dos outros? Pode ser que ele sofra com a síndrome da superioridade ilusória e não saiba. A única solução é buscar uma forma de fazer com que procure um psicólogo de confiança para um correto diagnóstico e o início do tratamento, melhorando a qualidade de vida do paciente e de quem convive com o mesmo.

Pessoas intuitivas

Pessoas intuitivas: 5 características e algumas desvantagens

flores que causam mais alergia

Quais flores podem causar mais alergia (e quais causam menos)