Sinais de que você é uma pessoa orgulhosa demais
Crédito: Freepik
em

6 Sinais de que você é uma pessoa orgulhosa demais

Conseguir deixar o orgulho de lado é uma vitória que comprova seu amadurecimento e aproxima boas pessoas para sua vida

Publicidade

Sentir orgulho de si mesmo é importante até certo ponto. Orgulhar-se de suas conquistas e do seu caráter, por exemplo, faz bem para a autoestima e ajuda a criar bons relacionamentos.

No entanto, ser uma pessoa orgulhosa, que não dá o braço a torcer por nada, pode fazer você perder grandes oportunidades na vida. Será que você deixa o orgulho falar mais alto? Veja esses sinais e o que fazer para melhorar esse comportamento.

Publicidade

1. Tem dificuldade para assumir que errou

Mesmo entre os perfeccionistas, errar é normal. Ser capaz de assumir um erro é importante para se manter sempre aprendendo. Além do mais, assumir um erro é um sinal de humildade que faz as pessoas enxergarem você com bons olhos.

Então, não tenha medo de admitir quando errar, e nem fique tentando colocar a culpa em outra pessoa ou em uma situação. A melhor forma de deixar o orgulho de lado e assumir um erro é deixando claro que você fará o possível para evitar que se repita. Assim, você se mantém comprometido e ganha ainda mais o respeito das pessoas.

Publicidade

2. Raramente pede desculpas

Se você é uma pessoa orgulhosa que tem dificuldade em assumir quando comete um erro, certamente não vê motivos para ficar se desculpando com os outros. Por um lado, pedir desculpas em excesso não é bom.

Mas, por outro lado, pedir desculpas quando comete um erro ou quando sem querer invade o espaço dos outros, é um sinal de grande respeito que vai aumentar sua credibilidade com as pessoas. Comece a praticar nas pequenas situações do dia a dia, com as pessoas que fazem você se sentir mais seguro, e verá a diferença.

3. Pedir ajuda é um sacrifício

É muito bom ser uma pessoa independente que faz questão de assumir responsabilidades e fazer sem ajuda o que for possível. Mas não tem vergonha alguma em precisar de ajuda de vez em quando. Aliás, é uma atitude admirável, digna de pessoas respeitosas e humildes.

Publicidade

Quando você tiver o bom senso de perceber que algo não pode ser feito sem ajuda, pense em quem seria a pessoa certa para lhe ajudar e não hesite em pedir a ajuda dela.

4. Depois de uma briga, espera que o outro venha se desculpar

Mesmo quando você sabe, lá no fundo, que está errado, não consegue se reaproximar da pessoa com quem brigou para se acertarem? Isso é bem prejudicial para os seus relacionamentos.

Na verdade, uma pessoa madura e bem-resolvida toma a iniciativa de acertar as coisas, mesmo quando ela está certa. Vale a pena tentar, sempre que tiver a oportunidade, sem ficar jogando os erros na cara da outra pessoa. Pense bem antes de falar, mas não fique fazendo birra. Será um alívio.

Publicidade

5. Quer sempre dar a última palavra

A palavra final sempre tem que ser sua? Mesmo quando o assunto encerrou, você sente necessidade de deixar a sua opinião clara? Esse é um sinal de orgulho que afasta as pessoas de você, pois se torna desagradável.

Faça um treino: quando estiver conversando, disser que gosta de tal coisa e a outra pessoa disser que não gosta dessa mesma coisa, apenas respeite a opinião dela sem repetir que você pensa diferente, e mudem de assunto.

6. Acha que é superior

Ter consciência das suas virtudes não lhe dá o direto de rebaixar os outros pelo que são, em qualquer sentido que seja. A pessoa orgulhosa ofende os outros o tempo todo, pois só enxerga neles os defeitos. Mal sabe ela que está afastando as pessoas mais valiosas de sua vida, pois se achar superior é uma característica bem difícil de aguentar.

Publicidade

Se você fala mal das pessoas quando as considera ignorantes, feias, pobres ou porque pensam diferente de você, pare com isso imediatamente. Faça um treino: em qualquer situação, procure enxergar as qualidades de alguém e nada mais.

cantinho para pets em apartamento

19 Dicas (com fotos) para ter um cantinho para pets em apartamento

Como fazer as flores de dia dos namorados durarem mais

Como fazer as flores de dia dos namorados durarem mais