saúde mental na uti
Crédito: Freepik
em

Sinais de que sua saúde mental está quase na UTI

Se estiver com alguns desses sintomas, e sentir que a sua rotina não está fácil de gerir, pare enquanto há tempo e agende uma consulta médica

Saúde mental é um termo que se usa para descrever a ausência de doenças mentais, e também para se referir a um estado de saúde cognitiva e emocional. Atualmente, por causa da pandemia e todas as suas consequências, tem-se falado muito nesse tema, já que milhares de pessoas estão percebendo uma queda na sua saúde mental por diversos motivos.

Entre esses motivos estão o excesso ou a falta de trabalho, lidar com os filhos na quarentena, mudanças negativas na rotina, medo de ficar doente, acúmulo de compromissos, problemas no relacionamento, aumento de responsabilidades e solidão.

E essa percepção da queda da saúde mental surge através de sintomas físicos e emocionais, que variam de pessoa para pessoa. É importante saber quais são esses sintomas para conseguir assimilar com as mudanças de vida ao longo desse período de pandemia, e saber se está precisando de ajuda profissional para evitar que esses sintomas evoluam para doenças.

1. Alterações no sono

Podem ser alterações para mais ou para menos. Está sentindo muito sono, mesmo depois de dormir uma noite toda, ou o contrário: deita na cama cansado e não consegue pegar no sono ou se manter dormindo a noite toda, pois vários pensamentos ficam lhe incomodando.

2. Alterações no apetite

Também para mais ou para menos. Pode ser que a vontade de comer tenha aumentado muito ou diminuído muito. Quando é um problema relacionado à saúde mental, geralmente você sente que está com muita ou pouca fome por causa de ansiedade, tristeza ou angústia.

3. Taquicardia

De repente, mesmo estando sentado ou deitado, sente que o coração acelera? Depois de um tempo ele volta ao normal, mas esse é um sintoma para ter muita atenção. Se for frequente, deve ir ao médico o quanto antes.

4. Dores de cabeça constantes

Não é normal ter dores de cabeça com tanta frequência, quase todo dia. Se você não tem um diagnóstico de enxaqueca ou outro problema que leve a esse sintoma, observe se a sua rotina está sendo exaustiva, pois esse pode estar sendo o motivo.

5. Dores no corpo

As dores no corpo também surgem como as dores de cabeça quando o problema é a saúde mental. Como não dorme direito e leva um dia a dia muito corrido, o corpo começa a reclamar por falta de um descanso completo.

6. Problemas digestivos

Azia, refluxo ou queimação sempre que come qualquer coisa diferente ou mais pesada, pode ser sinal de que algum problema digestivo está se desenvolvendo por causa da saúde emocional debilitada, o que pode levar à gastrite ou úlcera estomacal.

7. Queda da imunidade

Quando o organismo está em desequilíbrio, muito estressado, o sistema imunológico pede ajuda. Seu corpo fica mais suscetível ao ataque de vírus e bactérias, e é nessa fase que gripes e resfriados, além de problemas no sistema reprodutor costumam surgir com frequência, como cistite e herpes.

8. Ausência de concentração

Quando a cabeça está muito cheia, seja com compromissos ou medos, fica difícil conseguir se concentrar em uma atividade de cada vez, e isso gera um grande cansaço mental, que leva aos outros sintomas a seguir.

9. Problemas de memória

Como você não está se concentrando direito no que precisa fazer, também acaba por não se lembrar de coisas básicas do dia a dia. É assim que você pode esquecer uma panela no fogo, colocar a chave do carro na geladeira ou não se lembrar de uma reunião.

10. Agitação/inquietação

Andando de um lado para o outro? Se levantando a todo momento para pegar alguma coisa na cozinha ou no quarto? É aquela sensação de que está esquecendo alguma coisa ou de que precisa dar conta de muitas coisas em tempo recorde.

11. Falta de paciência/irritação

O pavio curto é mais um sintoma de que a sua saúde mental não está bem. Se você está se irritando com qualquer coisinha, até mesmo quando não são coisas normalmente irritantes, e não tem nada a ver com a TPM, preste atenção nesse sintoma.

12. Tristeza sem motivo aparente

O estresse e a exaustão mental fazem você ficar cansado e triste. Até quando um arquivo não abre no seu computador dá vontade de chorar.

13. Pessimismo

É quando surgem pensamentos frequentes de que tudo está dando errado, de que vai dar errado ou de que você está sendo péssimo em qualquer coisa que está fazendo. Você fica rabugento, xinga tudo por qualquer coisa.

14. Sensação de incapacidade

Essa sensação costuma vir junto com a tristeza, especialmente quando você aceita algum desafio e está inseguro se vai dar conta. Ao invés de conseguir se manter firme, sabendo que é apenas um sentimento normal, parece que realmente precisa desistir porque aquilo não é para você.

15. Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser decorrente do estresse, da falta de boas noites de sono ou das alterações na sua alimentação. Em todo caso, é mais um dos sinais de que a sua saúde mental precisa de atenção.

Atenção: esses sintomas listados acima podem ocorrer no caso de diversos tipos de doenças. Portanto, não ignore. Mesmo se achar que pode lidar com isso sozinho, fazendo mudanças na rotina, vale a pena consultar um médico ao menos para fazer um check-up.

profissão confessor de caixão

Confessor de caixão: saiba o que é essa profissão

Depois de adotarem 4 irmãos eles descobriram uma gravidez de quadrigêmeos

Depois de adotarem 4 irmãos eles descobriram uma gravidez de quadrigêmeos