Muitas crianças fazem birra na hora de ir para a creche, e os motivos são bem variados. Às vezes é só a fase de acostumar com o novo ambiente, ficar longe dos pais e conseguir fazer novas amizades. Mas, se o seu filho demonstra sinais específicos todos os dias, vale a pena investigar se ele está com problemas nesse ambiente. Veja quais são os principais sinais.
1. Choro de tristeza ou medo na hora de ir
Os pais conseguem diferenciar quando um choro é de birra e quando é real, expressando tristeza ou medo de algo que está por vir. Mas, se a criança é muito pequena, pode ser mais difícil entender. Então, os outros sinais vão ajudar a diferenciar esse choro.
2. Tristeza na saída
É mais comum que a criança chore para ir à creche, mas ela deveria sair de lá com uma carinha mais alegre, de quem fez atividades e se distraiu bastante. Se quando você vai buscar seu filho na creche, ele estiver sempre chorando, com cara de tristeza ou de bravo, pode ter algo errado.
Se o seu filho reclamar de alguma coisa ou fizer comentários negativos, não ignore. As crianças costumam dizer o que precisam do jeito delas, nas entrelinhas. Se desconfiar que algo pode estar errado, faça algumas visitas à creche fora do horário de buscar seu filho e observe como as coisas estão indo, sem notarem sua presença.
3. Reclamação da professora
4. Reproduz situações de bronca e castigo com os brinquedos
Às vezes a criança não vai dizer o que a está incomodando na creche, mas ela vai reproduzir com seus brinquedos o que acontece naquele ambiente. Fique alerta se o seu filho usa os bonecos para brincar que eles estão brigando ou sendo colocados de castigo. Nesse caso, se for frequente, vá à creche e converse pessoalmente com a professora e a direção, pergunte sobre o comportamento do seu filho para saber se ele age diferente quando está longe de você.
5. Regressão ou dependência
Se os pais notarem que a criança está apresentando alguma regressão de comportamento, como voltar a fazer xixi na cama, ou que a criança parece estar mais dependente ao invés de independente, é um sinal de alerta para conversar com ela e ajudá-la a lidar melhor com esse momento de transição.
6. Volta da creche com assaduras
Esse é um sinal nas crianças que ainda usam fraldas. Se o seu filho vai para a creche sem assaduras e volta com elas, pode ser que as fraldas não estejam sendo trocadas quando deveriam. O motivo dessa negligência varia, então não chegue lá culpando a professora. Pode ser que ela esteja com muitas crianças para cuidar e não dê conta, ou até que você não esteja enviando fraldas o suficiente. Investigue e converse com os responsáveis.

