Sinais de uma família estressada
Crédito: Freepik
em

Sinais de uma família estressada – e como resolver o problema

O estresse parece algo tão normal hoje em dia, que as pessoas nem percebem o quanto ele pode estragar a rotina e as relações familiares

Publicidade

Uma família estressada é uma família em desequilíbrio. É inevitável acabar descontando o seu estresse em outros membros da família, mesmo sem querer. Mas, toda ação gera uma reação, e o seu estresse pode acabar prejudicando o comportamento e o bem-estar de todos em casa, adultos e crianças. Você sabe identificar se a sua família está estressada? Veja esses sinais.

A rotina de sono está desequilibrada

O estresse prejudica o sono. As vezes a pessoa demora pra conseguir dormir, as vezes acorda no meio da noite e não consegue mais pegar no sono. E isso pode acontecer com você, que é o adulto estressado, e com seus filhos, que estão sendo prejudicados pelo seu estresse. Como consequência, o dia da sua família tem mais irritação e ansiedade, pois é isso que acontece com quem dorme mal.

Falta de respeito

Essa é mais uma consequência clara de uma família estressada. As brigas se tornam mais frequentes porque estão todos impacientes. As pessoas gritam, xingam, partem para a violência, seja física ou verbal. Claro, não é apenas o estresse que faz isso, mas sim, o modo como você se comporta e educa seus filhos. Então, se houver uma predisposição para um tratamento desrespeitoso na sua casa, ele vai ficar bem pior quando houver estresse.

Não há um momento de refeição em família

Quando o clima está pesado em casa, as pessoas que estão em conflito procuram se evitar. E quanto mais se deixa isso acontecer, pior fica. Logo, tem um jantando na cozinha, outro na sala e outro no quarto. As pessoas se afastam para evitar desencadear as brigas ou porque não conseguem sentar, conversar e resolver o que está incomodando.

Publicidade

Não sabem separar os problemas de cada esfera da vida

É claro que, em casa, é o lugar mais seguro para você desabafar sobre problemas do trabalho, da escola ou de outro grupo social. Mas, precisa haver um limite. Não se pode chegar em casa estressado e ficar o tempo inteiro reclamando do que aconteceu fora de casa, impedindo que se tenha um momento de paz em família. É preciso saber separar as coisas, só que isso é praticamente impossível para uma pessoa estressada.

Não há calmaria

Estão todos sempre atrasados, um deixando o outro ansioso, não há um momento de paz e tranquilidade na vida de uma família estressada. Qualquer coisinha serve de gatilho para desentendimentos, pois o estresse deixa todos de pavio curto.

Surgem problemas de saúde

Quanto mais estresse o corpo libera, mais toxinas se espalham pelo organismo. Com isso, começam a surgir doenças, pois o sistema imunológico fica enfraquecido. Infecções, gripes, resfriados, dores de cabeça, problemas de estômago ou intestino são comuns nos membros de uma família estressada.

Publicidade

O que fazer para resolver?

O primeiro passo para mudar a rotina estressante de uma família que está em desequilíbrio é enxergar e aceitar que o problema existe. Enquanto houver negação, nada vai se resolver.

O segundo passo é identificar o foco do problema: quem é a pessoa mais estressada que está contagiando os demais? O que está deixando essa pessoa tão estressada?

O terceiro passo é encontrar uma solução para a raiz do problema. Para isso, a família precisa se unir, sentar e conversar, e buscarem uma resposta juntos, pelo bem de todos. O que podemos fazer para acabar com a causa do estresse?

Publicidade

A união entre a família deve ser restabelecida. Todos devem baixar a guarda, parar de culpar uns aos outros e lembrar que, juntos, são mais fortes. É importante estabelecer uma rotina com horários para fazerem pelo menos uma refeição juntos, horário para as crianças comerem, fazerem as tarefas, tomarem banho e irem para a cama.

Na hora dos conflitos, é muito importante se esforçar para não deixar as brigas tomarem grandes proporções. Um deve assumir o compromisso de lembrar ao outro que o estresse está fazendo isso, e que é preciso parar, respirar fundo e se desculpar.

prevenir crises de alergia e asma em crianças

7 Cuidados para prevenir crises de alergia e asma em crianças

criança cristal

Como saber se o seu filho é uma criança cristal?