Menu

9 Sinais de que você precisa de uma pausa

Seu corpo manda mensagens quando você realmente precisa parar. Saiba quais são

Crédito: Pixabay

Publicidade

O excesso de cansaço é, sem dúvidas, um dos piores inimigos de uma vida produtiva e saudável. Quando as pessoas chegam ao seu limite, por mais que tentem, o corpo e a mente estão tão desgastados que já não respondem mais como antes. Tudo isso é resultado de compromissos e responsabilidades que acabam com o tempo para descansar. É por isso que você deve estar atento, pois talvez seu corpo esteja dando sinais de que você precisa de uma pausa.

Quais são os sinais de que você precisa de uma pausa?

Crédito: Science

Atualmente, tudo acontece de maneira acelerada e as pessoas têm que se desdobrar para não perder as oportunidades. As auto cobranças por resultados e as exigências externas colaboram ainda mais para que o cansaço excessivo e estresse só aumentem. Entenda as mensagens que o corpo manda.

1. Dores de cabeça

A tensão excessiva muitas vezes termina com uma dor de cabeça intensa, além de causar dor no pescoço ou nos olhos. Além disso, um alto nível de estresse ou cansaço pode provocar enxaquecas agudas.

2. Problemas digestivos

Quando o cérebro funciona ao máximo por um longo tempo, o sistema digestivo também sofre, entrando em estado de choque. A consequência mais frequente deste processo é a síndrome do intestino irritado, que causa diarreia e dor em diferentes partes do estômago. Esteja atento e procure um médico se for necessário.

Publicidade

3. Gripes

O estresse aumenta a frequência dos batimentos cardíacos e acelera a circulação sanguínea. Este fator, juntamente com a pressão arterial elevada, pode afetar a imunidade e, como resultado, você pode começar a pegar mais resfriados.

4. Alteração de peso

Muitas vezes, o estresse leva a um rápido ganho de peso. A razão é o aumento do hormônio cortisol, que faz com que as pessoas passem comer tudo a qualquer hora. A principal causa disso é a ingestão exagerada de carboidratos, que ocasiona o aumento de peso.

5. Fadiga

Levantar, todos os dias, cansado e, ao mínimo esforço, sentir como se tivesse carregando uma tonelada é uma das consequências mais comuns do excesso de atividades. Esta indisposição, ou fadiga, é sinal de que seu corpo pede por um tempo para se recompor e recarregar suas energias.

6. Dores no peito

A dor no peito em caso de estresse pode não ter relação com o coração e ser um problema neurológico. Se você sente constantemente uma dor aguda no peito, tente começar a relaxar.
Não se esqueça de que o estresse pode causar insuficiência cardíaca. Então, se sentir alguma dor no peito, consulte um médico.

Publicidade

7. Perda de desejo sexual

Por causa do estresse, o cérebro começa a produzir menos substâncias químicas ligadas à atividade sexual. Isso pode diminuir consideravelmente a libido. Se você ou seu parceiro estiver sentindo este problema, lembre-se de que uma boa noite de descanso pode fazer com que o organismo volte a funcionar corretamente. Por isso, tentem descansar um pouco mais e fazer atividades como massagens, yoga e outras.

8. Insônia ou muito sono

Dormir mal, ter dificuldades para cair no sono ou ainda ficar o tempo todo sonolento e sem querer sair da cama são sinais claros de que o seu cansaço está afetando seu corpo. O sono tem o papel de reparação, ou seja, de renovar as células e as nossas energias. Quando sua qualidade baixa, as noites são mais longas, o sono não é restaurador e seu cansaço só aumenta. Fique atento aos sinais de que você precisa de uma pausa e aqueles que seu corpo te dá.

9. Alta irritabilidade

A labilidade emocional, ou seja, as alterações de humor, são mais um dos sinais de que você precisa de uma pausa, um dos mais claros, na verdade. Ao não descansar, dormir bem, estar menos motivada e produtiva, a pessoa acaba também ficando mais irritável com situações do dia a dia e reagindo de forma mais agressiva. Isso acaba prejudicando suas relações interpessoais e também afetando seu humor de uma forma muito grande.

Publicidade

Se você sente um ou mais desses sintomas, tente diminuir o ritmo e, se achar necessário, procure ajuda de um especialista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile