em

O significado do terceiro segredo de Fátima, segundo o cardeal Ratzinger

Publicado somente no ano 2000, veja qual é a interpretação desse segredo
qual o significado do terceiro segredo de Fátima
Crédito: Wikimedia Commons

Segundo o cardeal Ratzinger, que viria a se tornar o papa Bento XVI, o terceiro segredo de Fátima tem sim uma interpretação, sendo o principal, de acordo com suas palavras, a “penitência, penitência, penitência”.

No dia 13 de julho de 1917, três crianças receberam os três segredos da Santíssima Nossa Senhora, em Fátima, Portugal. Destas, somente a irmã Lúcia sobreviveu, para contar mais sobre eles.

Foi realizada a publicação dos dois primeiros em 1941, sendo o primeiro uma representação do que seria o inferno e o outro sobre as devoções marianas. O terceiro segredo deveria ser publicado somente em 1960, o que não aconteceu.

Isso levantou muitas polêmicas e até atos extremistas, como o sequestro do avião do papa, exigindo que ele revelasse o terceiro segredo, como era o desejo de Nossa Senhora de Fátima.

Significado do terceiro segredo de Fátima

significado do terceiro segredo de Fátima
Crédito: Paróquia de Almino Afonso

Foi só no ano de 2000 que o terceiro segredo de Fátima foi revelado, mostrando uma criatura angelical portando uma espada em chamas, pedindo perdão. Aparecia também a imagem de Maria o bloqueando, em meio a uma cidade destruída, com diversos corpos no chão.

Na terceira visão, havia também um bispo de branco, envolto por outros que eram baleados por diversos soldados. Em volta, os anjos relocando o sangue derramado.

E o que isso tudo significa? De acordo com a interpretação do cardeal Ratzinger, existem cinco pontos principais a se observar na visão de Fátima, explicadas a seguir.

1. Penitência

Como o próprio cardeal afirmou, essa seria a palavra que sintetiza o terceiro segredo. Para o então futuro papa, o arrependimento é a chave para evitar a espada flamejante.

Ele afirmou que a irmã Lúcia também achava que era esse o significado, indo além, que o arrependimento dos cristãos era o propósito das suas visões.

2. Julgamento

Para Ratzinger, o anjo com a espada flamejante simboliza o julgamento final, que de acordo com os preceitos católicos, está destinado a todos que vivem.

Neste caso específico, é uma interpretação mais ampla, sendo uma “ameaça de julgamento que paira sobre o mundo”.

Outro ponto interessante foi a crítica feita à ação humana no planeta, que o está destruindo. Ele afirmou que “a perspectiva de que o mundo poderia ser reduzido a cinzas por um mar de fogo já não parece pura fantasia: o próprio homem, com suas invenções, forjou a espada flamejante”.

Assim, a espada flamejante passa a ser uma escolha feita pelo homem e não uma questão de intervenção divina.

3. Liberdade de escolha

Outra interpretação interessante foi a da imagem de Nossa Senhora bloqueando a passagem do anjo com a espada flamejante. Para o cardeal, isso mostra que há a liberdade de escolha, entre o bom e o ruim, sendo o futuro moldado à medida das ações praticadas.

Citando um trecho da sua interpretação, “o futuro não está de fato imutável e a imagem que as crianças viram não é, de modo algum, uma prévia do filme de um futuro em que nada pode ser mudado . De fato, o objetivo da visão é trazer a liberdade para a cena e direcionar a liberdade em uma direção positiva. O objetivo da visão não é mostrar um filme de um futuro irrevogavelmente fixo. Seu significado é exatamente o oposto: destina-se a mobilizar as forças de mudança na direção certa“.

4. Perseguição à igreja

Os escombros da cidade totalmente destruída são interpretados pelo papa anterior como a história da própria humanidade, que vem se corrompendo ao longo do tempo.

Para ele, o bispo que aparece na imagem é a representação do martírio e da perseguição à igreja católica ao longo do século.

5. Aproximação de Deus

De acordo com o cardeal, o que é do passado pertence ao passado e, quanto ao futuro, “aqueles que esperavam revelações apocalípticas emocionantes sobre o fim do mundo ou o futuro curso da história estão fadados a ficar desapontados”.

Para ele, o terceiro segredo de Fátima remete à exortação ao ato de orar como uma forma de encontrar o caminho, sempre buscando o arrependimento e a conversão. Ou seja, não é sobre predições de um suposto futuro apocalíptico ou sobre um passado tenebroso e sim sobre o agora, sobre as ações do agora em busca da aproximação com Deus.

E essa aproximação com Deus irá fazer com que o mal não triunfe, deixando de ser uma opção, pois o Imaculado Coração de Maria triunfará, trazendo ao coração do homem, o toque divino.

Bonito, não é mesmo? E você se lembra quais são os outros dois segredos de Fátima?

Os outros segredos de Fátima

segredos de Fátima
Crédito: Nossa Sagrada Família

1. O inferno

No primeiro segredo, revelado em 1941, Nossa Senhora de Fátima mostrou como se apresenta o inferno. Era um oceano de lava que estava por baixo do solo, com diversos demônios e pessoas que queimavam como brasa, estando enegrecidos ou polidos, flutuando sobre o fogo.

De dentro destes, saiam labaredas e uma fumaça que levava diversas fagulhas, onde somente se ouvia dor, gemidos e gritos que congelavam os ossos.

Os demônios não tinham aparência humana, sendo mais animalescos, tendo a visão do inferno durado apenas um instante para as crianças.

2. Conversão e paz

O segundo segredo levanta polêmicas e discussões sobre algumas ideias e datas contraditórias, que levam a discussões sobre a validade do texto, mas a ideia geral é de que para haver paz no mundo, os russos deveriam se converter à igreja católica.

Veja um trecho do original: “para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”.

Muitos falam que se trata da grande guerra, sendo a conversão da Rússia a solução para os problemas de paz e a não conversão, a ruína da humanidade por algum tempo, até que o coração de Maria triunfará.

Então, o que você achou dos três segredos de Fátima? Deixe suas impressões nos comentários!

Veja também: orações da manhã para começar bem o dia.

Fonte: Vaticano.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
árvore de natal branca
25 Ideias de árvore de Natal branca para decorar a casa
semente de mostarda
6 Benefícios da semente de mostarda