Shantala
Imagem ilustrativa: Freepik

Shantala para bebês: aprenda a massagem calmante que funciona!

Essa massagem é ótima para deixar o bebê mais calmo, consciente do próprio corpo e incentivar o laço afetivo.

Publicidade

A massagem shantala é muito antiga, originária da Índia e cada vez mais popular no Brasil. É um tipo de massagem para ser aplicada no bebê com função calmante, mas não só isso.

A shantala também estimula o bebê a desenvolver a consciência sobre o próprio corpo e é uma ótima maneira de aumentar o vínculo entre o bebê e a pessoa que estiver aplicando a massagem nele.

Durante a massagem, o bebê recebe estímulos táteis, cerebrais e motores, o que pode melhorar sua saúde digestiva, respiratória e circulatória.

Veja também: Mãe viraliza ao fazer noite de spa para bebê conseguir dormir

Publicidade

Vantagens da massagem Shantala

Geralmente os bebês adoram receber massagem shantala, e é fácil entendermos o motivo, já que a maioria dos adultos também gosta.

Mesmo que os bebês não sintam o mesmo cansaço que os adultos sentem no dia a dia, a massagem é um ótimo estimulante e traz muitos benefícios, quando aplicada de forma adequada.

Veja, abaixo, alguns desses benefícios. Depois, assista a um vídeo mostrando como aplicar a massagem shantala na criança.

Vínculo entre o adulto e o bebê

A massagem shantala pode ser aplicada por qualquer pessoa que tenha um vínculo afetivo com o bebê e que tenha a delicadeza necessária para fazer os movimentos sem machucá-lo.

Publicidade

Com isso, o momento da massagem se torna muito poderoso. O bebê fica concentrado só no que está sentindo e na pessoa que está aplicando a massagem nele, estreitando o vínculo.

Aumento da consciência corporal

Enquanto o bebê está recebendo a massagem shantala em cada parte do seu corpo, ele vai desenvolvendo a consciência corporal, ou seja, ele vai entendendo onde começa e acaba cada parte do corpinho e vai memorizando as sensações que ocorrem com cada movimento.

Desenvolvimento dos prematuros

Sim, pode fazer shantala em bebês prematuros, quando o pediatra liberar. É preciso ter mais cuidado pela fragilidade do corpinho, mas pode fazer para transformar, aos poucos, todo aquele momento traumático do nascimento e da UTI em uma experiência mais agradável de vida.

Publicidade

Relaxamento e descanso

Esta é a vantagem mais visível da massagem shantala em bebês, pois, é quase imediata. Aliás, é um dos principais motivos que os pais tanto gostam de aplicá-la, sobretudo quando o bebê está agitado, doentinho ou quando está perto da hora de dormir.

Assim como os movimentos suaves no corpo relaxam os músculos adultos, ocorre também com os bebês.

Assista, no vídeo abaixo, uma aplicação de massagem shantala na prática para compreender melhor como fazer os movimentos no bebê:

Publicidade

YouTube video player

 

PODE GOSTAR TAMBÉM