Atitudes para ser mais paciente
Crédito: Freepik

4 Atitudes para ser mais paciente nos momentos irritantes

Enquanto você pensar que tudo na sua vida está sob seu controle, mais impaciente e irritante vai ser a sua rotina

Publicidade

A falta de paciência pode ser uma característica da personalidade ou o reflexo de um momento estressante que uma pessoa está vivendo. Em todo caso, se você já percebeu que a falta de paciência está dificultando sua vida e sua relação com as pessoas, veja algumas estratégias para começar a praticar e conseguir ser mais paciente.

Quando a frustração vira impaciência ou paciência?

Quando alguma coisa não acontece da forma esperada é normal sentir alguma frustração. Então, essa frustração pode seguir por dois caminhos: a impaciência ou a paciência.

A impaciência é quando você não consegue controlar a frustração. Você apenas se irrita, e isso o impede de compreender o que está acontecendo e conseguir encontrar uma solução.

A paciência é quando você de frustra momentaneamente, mas logo compreende que nem sempre as coisas ocorrem como esperado. Então, passa a buscar soluções viáveis para resolver seu problema, sem se alterar ou atrapalhar os outros.

Publicidade

Você sempre foi assim ou está impaciente nos últimos tempos?

É importante saber identificar se você sempre teve um comportamento impaciente, desde criança, ou se você está assim por causa do momento que está vivendo na sua vida.

Fazer essa autoanálise ajuda a saber se o seu treino para ser mais paciente precisará ser mais leve ou pesado.

Se você nunca aprendeu a ser uma pessoa paciente, esse processo vai exigir mais de você, então esteja preparado. Se você costumava ser paciente, mas está muito estressado ultimamente, vai ser mais fácil, pois você se lembra como é ter paciência.

Atitudes para ser mais paciente nos momentos frustrantes

Os momentos frustrantes são basicamente todos em que qualquer coisa saia dos planos ou tire você da sua zona de conforto. Pode ser em casa sozinho lidando com alguma atividade, com seus filhos, no trânsito, em uma repartição pública, no trabalho, andando na rua, aguardando por uma notícia, enfim.

Publicidade

Se você deixar que a impaciência tome conta do seu corpo em um momento frustrante, você vai passar a vida achando que tudo dá errado para você. Mas, é uma questão de saber lidar com os pequenos problemas no dia a dia, pois eles nunca vão deixar de acontecer.

1. Entenda que a irritação não vai resolver nada

Essa é uma compreensão importantíssima para conseguir ser mais paciente, apesar de não ser fácil colocar em prática, pois parece incontrolável. Você precisa se convencer de que, se permitir que a sua mente perca o controle no momento da frustração, e fique apenas irritada, só vai piorar as coisas. O primeiro passo para a mudança é você ver sentido nisso e pensar: “realmente, eu preciso me controlar, pois só depende de mim, então vou me esforçar mais”.

2. Faça uma análise da situação frustrante

Agora, a primeira dica para colocar em prática a sua paciência. No momento em que uma situação frustrante/irritante acontecer, bloqueie imediatamente a irritação que está querendo tomar conta de você. No lugar dela, respire fundo e pense: “ok, como eu posso resolver isso?”

Publicidade

Olhe para a situação frustrante como se o problema fosse com outra pessoa e ela pediu sua ajuda para enxergar as possibilidades de solução com mais clareza. Então, veja o que pode ser feito, de acordo com o tipo de situação. Apenas seja racional para não perder tempo com a irritação, pois ela é inútil nesse momento.

3. Às vezes você só pode esperar

Esse é um desafio mais difícil, pois é quando você coloca em prática a dica anterior, mas percebe que nada pode ser feito para resolver, a não ser esperar. Afinal de contas, a maior parte das coisas da vida não estão sob o seu controle. É preciso aceitar esse fato.

É nesse momento que muitas pessoas perdem a cabeça, gritam, xingam, batem ou até ficam em silêncio, mas sentem que o corpo está a ponto de explodir.

Publicidade

Nessa hora você precisa ter um alto controle emocional para ser capaz de pensar o seguinte: “Tudo bem, não vou perder tempo me irritando com isso. Vou fazer tal coisa enquanto espero”. É muito mais fácil falar do que fazer, mas você precisa tentar, pois é um treino.

4. Faça uma pausa

Quando você ainda não chegar no nível de conseguir colocar a dica anterior em prática, precisa apenas dar uma pausa. Algumas situações não permitem essa pausa, mas faça quando puder, quando estiver sozinho ou tiver um lugar reservado para se retirar por alguns minutos.

De modo geral, o cérebro leva até 15 minutos para baixar adrenalina e o estresse, e conseguir reestabelecer a calma. Entendendo isso, você sabe que precisa se retirar da situação irritante imediatamente e ir para um lugar calmo, onde possa apenas respirar e esperar. Enquanto isso, controle seus pensamentos, evitando pensar em coisas irritantes.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM