mãe sem emprego
Crédito: Freepik

Sem emprego por ser mãe, ela foi finalmente contratada

Saiba o que aconteceu com essa mãe de três filhos desempregada para voltar o mercado de trabalho

Publicidade

Ser mãe é uma bênção, mas quem tem filho e trabalha fora, conhece bem as dificuldades. E não se está falando das crianças, mas sim das pessoas que a cercam. Pior quando se está sem emprego e buscando colocação novamente, o preconceito chega a ser ridículo. Mas essa mulher batalhou e conseguiu novamente uma vaga no mercado, em uma empresa mais que especial.

Pai e mãe tem, sim, que faltar o trabalho às vezes, seja para aquela apresentação especial na escola ou para cuidar do filho doente. Porém, isso não é motivo para que não se consiga trabalho, certo? Mesmo que ocorram alguns incidentes no caminho, a produtividade e dedicação de pais e mães são insuperáveis.

Eles são mais maduros, responsáveis, aplicados. Sabem se comunicar melhor e quando estão em um local acolhedor, vestem a camisa como ninguém. Têm mais atenção e paciência para tarefas complexas e sabem trabalhar melhor sob pressão. Todos esses atributos são adquiridos quando se tem que aprender a lidar consigo e com outro ser, que depende 100% de você.

Veja também: o caráter dos filhos não é só resultado da criação dos pais

Publicidade

Mais do que justificado se buscar mães e pais para trabalhar na empresa, certo? Bom, em parte. Infelizmente, há ainda muito preconceito por parte das organizações em contratar mães. Pais acabam se dando melhor, por causa da ideia retrógrada de que somente a mãe cuida. Hoje eles são presentes, participativos e dedicados.

E foi o que aconteceu com Erika Cândido Bezerra, que passou dois anos tentando encontrar uma vaga de trabalho, sem sucesso. Isso porque quando dizia que tinha três lindos filhos, o entrevistador logo torcia o nariz. Conheça a sua história e como ela superou tudo e está hoje trabalhando em uma empresa realmente humana.

Mãe é finalmente contratada depois de 2 anos sem emprego

Erika trabalhava como auxiliar de escritório quando saiu do emprego. Com bastante experiência na área, foi buscar melhores colocações. Porém, ela não contava com uma barreira invisível e aparentemente intransponível: o preconceito. Foram dezenas de entrevistas de emprego, sempre tendo reações negativas e até humilhantes.

Era como se o fato de ser mãe a tornasse incapaz de produzir na empresa, fazendo com que ela não fosse contratada. Sempre que ia para uma entrevista, lhe perguntavam se ela tinha filhos, e era quando ela sabia que, a partir daí, já estava fora. Cansou de ver olhares tortos, respirações profundas e olhos arregalados ao contar dos filhos.

Publicidade

Depois de muito tentar, precisando muito ganhar dinheiro para compartilhar as contas da casa, ela decidiu trabalhar por conta própria. Se cadastrou no Uber e começou a fazer corridas, pegando todo o dinheiro ao final do dia para comprar comida para casa. Em sua descrição no aplicativo, você podia ler: “sou mãe de três lindas crianças”. E isso foi o que a vida precisava para dar aquele empurrãozinho.

Vaga de trabalho para mães

Em uma das inúmeras viagens que fez, com os mais diferentes passageiros, um foi decisivo para sua mudança de vida. Ao ler a descrição no aplicativo, o passageiro puxou assunto e eles acabaram entrando no tema desemprego de mães. Foi quando ele, admirando a persistência e tranquilidade de Erika, decidiu ajudá-la a conseguir um trabalho.

Pediu o seu Linkedin – uma rede social profissional – e fez um post que viralizou rapidamente. Isso acabou rendendo um trabalho mais que especial.

Publicidade

mãe sem emprego postagem

Além de poder retornar ao mercado de trabalho com uma rotina mais tranquila e segura, ela também participa de um ambiente diferenciado. Isso porque a empresa que a contratou tem uma política mais sábia, buscando mães para contratar.

Segundo o proprietário da Volanty, uma startup que visa a comercialização de carros usados, as mães são o melhor tipo de funcionária. Olha o carinho da empresa com as mamães funcionárias, no dia delas (com seus pimpolhos no escritório!).

mãe sem emprego empresa

Segundo Edney Ulisses, ele não apenas aceita mães, mas sim procura por elas para adicionar ao seu quadro de funcionários. Para o empresário, elas são as funcionárias mais dedicadas, habilidosas e comprometidas. Excelentes para uma empresa jovem e dinâmica, que passa longe do modelo arcaico de administração.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM