Sapatilha com chulé
Crédito: Freepik
em

Sapatilha com chulé: como acabar com o mau cheiro e evitar que volte

Parece que as sapatilhas atraem o mau cheiro mais do que os outros calçados

Publicidade

As sapatilhas costumam ter mais chulé do que outros calçados quando são fechadas e usadas sem meias. O contato direto entre o tecido e o pé faz o mau cheiro impregnar nos sapatos.

O cheiro de chulé ocorre pela reação do suor com as bactérias que estão naturalmente na pele, se alimentam do suor e geram o mau cheiro nesse processo.

Quando o tecido da sapatilha retém esse suor com bactérias, o cheiro fica forte e bem desagradável. Veja como se livrar do chulé na sapatilha.

Polvilhe bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um dos produtos mais úteis na limpeza da casa e também de roupas e calçados, pois ele absorve umidade e maus odores. A dica é simples: polvilhe uma boa quantidade de bicarbonato de sódio em toda a parte interna das sapatilhas e deixar por toda a noite.

Publicidade

Limpe com vinagre de álcool

Se a sapatilha não estiver muito suja, nem com odor muito forte, embeba um pano limpo em vinagre de álcool e limpe bem a sapatilha por dentro. Depois deixe secar por completo antes de guardar.

Se estiver muito suja, limpe primeiro como costuma fazer, logo depois aplique o vinagre de álcool. Coloque a sapatilha para secar em local arejado e só use quando estiver completamente seca.

Use casca de laranja ou limão

As cascas de citrinos ajudam a absorver a umidade e melhorar o odor, então, pode usar essa dica nas suas sapatilhas com chulé. É só fazer como na primeira dica: coloque as cascas dentro do calçado e deixe a noite inteira. No dia seguinte, passe um papel-toalha, caso tenha ficado alguma oleosidade das cascas, e pode usar.

Publicidade

Talco para pés

Geralmente o talco é aplicado diretamente nos pés. Mas, você pode fazer como na dica do bicarbonato e das cascas de citrinos, polvilhando talco no interior da sapatilha e deixando por toda a noite. Sacuda bem no dia seguinte, passe um paninho úmido por fora, caso fique esbranquiçado, e pode usar.

Tem como prevenir o chulé na sapatilha?

Dependendo do quanto os seus pés suam e de qual é o tecido das suas sapatilhas, não tem como evitar que o mau cheiro se forme.

O que você pode fazer é usar uma meia fina que não vá aparecer, mas que retenha parte do suor antes de chegar ao tecido do sapato. Também, usar talco nos pés e manter as sapatilhas sempre em local ventilado enquanto não estiver usando.

Publicidade

Aplicar essas dicas anteriores, mesmo antes de o cheiro ficar forte, também ajuda a prevenir.

Como polir aliança em casa

Como polir aliança em casa: dicas para cada tipo de metal e pedras

Como desinfetar quintal com cachorro

Como desinfetar quintal com cachorro: limpeza básica e pesada