dicas de cuidado samambaia havaiana
Crédito: Freepik
em

Samambaia havaiana: aprenda a cultivar essa planta na versão mini

Elas ficam lindas para decorar casas e apartamentos pequenos, com pouco espaço, mas com muito amor pelas verdinhas

As samambaias são plantas bem grandes para pendurar no alto e deixar que suas folhas fiquem pendentes e muito volumosas. Mas, se você não tem espaço para cultivar as samambaias grandes, vai gostar de conhecer a samambaia havaiana, que é a versão mini, híbrida, desenvolvida em laboratório justamente para ser uma opção para quem adora cultivar plantas, mas tem espaços pequenos.

Essa planta atinge de 30 a 60 centímetros e fica bem volumosa, mas com folhas pequenas, em miniatura mesmo. É uma fofura. As dicas de cultivo são parecidas com as das samambaias grandes, afinal, é a mesma planta, mas em versão pequena. Veja as dicas e faça os testes de cultivo na sua casa até que as suas plantas se adaptem ao clima local.

É importante ter paciência e dar atenção à planta, pois as dicas de cultivo não são regras. Pode ser que nas suas primeiras tentativas a planta não resista e morra, então observe o que pode fazer diferente na próxima vez, e não desista.

Clima ideal para a samambaia havaiana

fazer cultivo da samambaia havaiana
Crédito: Samambaias Lindas

A samambaia havaiana, por ser uma planta tropical, gosta de um clima mais úmido e com meia sombra. Ela não gosta de vento, então procure mantê-la protegida. Se quiser mantê-la ao sol, é melhor tentar fazer uma adaptação aos poucos, com um pouquinho de sol fraco a cada dia até ela se acostumar. Mas, de modo geral, essa planta prefere um ambiente com muita luz, mas sem sol direto nas suas folhas.

Regas

Por ser uma planta que gosta de ambientes mais úmidos, você pode fazer regas frequentes na sua samambaia havaiana, um pouco de cada vez, inclusive borrifando suas folhas. Não precisa encher de água até escorrer por baixo do vaso. Regue em pouca quantidade, só que com mais frequência para que o substrato esteja sempre úmido.

Substrato para plantio da samambaia havaiana

O substrato da samambaia pode ser bem leve. Uma boa mistura de substrato para plantar a sua samambaia havaiana é a seguinte:

  • 1 medida de areia;
  • 2 medidas de terra;
  • 7 medidas de húmus de minhoca;
  • 1 colher de chá de carvão vegetal moído.

Misture tudo em uma tigela, escolha um vaso com furo, coloque uma manta de drenagem (pode ser TNT ou esponjinha de louça cortada) e depois preencha com terra e coloque a muda. Faça uma rega e pronto.

Adubação

A samambaia havaiana não dá frutos nem flores. Então, a adubação vai ser para favorecer o crescimento de folhas saudáveis. Para isso, você pode escolher um adubo próprio para samambaias ou um NPK com maior proporção de nitrogênio.

Veja também: dicas de decoração com samambaias

sequelas da covid

Sequelas da covid-19: ser considerado curado não é um alívio

como fazer macarrão cremoso de vários sabores

Como fazer macarrão cremoso de vários sabores