Menu

Saliva ácida: por que acontece e o que fazer?

Sabe quando a saliva parece mais grossa e branca, e até fica acumulada nos cantinhos da boca? É acidez excessiva

Crédito: Freepik

Publicidade

A saliva é composta principalmente por água, um pouco de enzimas digestivas e um pouco de sais minerais. Ela serve para manter a parte interna da boca lubrificada, ajudar no controle de bactérias e outros micro-organismos, além de auxiliar na digestão.

Para cumprir com todas essas funções, a saliva deve estar com o pH equilibrado, ou seja, entre 6,8 e 7,2 em uma escala de 0 a 14. Nessa escala, o 7 é o nível neutro, de 0 a 7 é o nível ácido e de 7 a 14 é o nível alcalino (ou básico).

O que faz a saliva ficar ácida?

É normal haver uma variação na acidez da saliva ao longo do dia, de acordo com sua alimentação, quantidade de água ingerida e níveis de estresse. A acidez aumenta quando se come alimentos muito ácidos, bebe pouca água e os níveis de estresse estão muito elevados.

Essa alteração também ocorre em pessoas com problema de refluxo, pois o ácido do estômago vai para a boca e se mistura na saliva, fazendo ela ficar mais ácida.

Publicidade

Além disso, outros motivos que levam à acidez da saliva são a má higiene bucal, problema de boca seca (xerostomia) e ter bulimia (ou outro problema que gera vômitos frequentes).

Consequências da saliva ácida

Quando a saliva fica ácida por muito tempo, ela fica mais viscosa, esbranquiçada e forma uma ligeira espuma quando a pessoa fala. Essa saliva começa a prejudicar a saúde bucal porque se torna o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias que estragam os dentes.

Em pacientes com refluxo, que não se cuidam e consomem alimentos não recomendados, o problema da acidez pode ser agravado pelo aparecimento de aftas e úlceras na boca, além de mau hálito, boca seca e com gosto amargo.

Veja também: Remédios naturais para evitar crises de refluxo

Como deixar a saliva equilibrada?

Basicamente, a forma de trazer de volta o equilíbrio da acidez da saliva é evitar as causas da acidez excessiva, como:

Publicidade
  • Beber pelo menos 2 litros de água pura ao longo do dia;
  • Não fumar;
  • Não abusar de bebidas alcoólicas;
  • Evitar refrigerantes e açúcares industrializados;
  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Se tiver refluxo, manter o tratamento médico à risca.
Sair da versão mobile