em

15 dicas para fazer saladas deliciosas

Se você não é amante de saladas, mas sabe que precisa comê-las, estas dicas vão ajudar a deixar os vegetais mais apetitosos.

As saladas são fundamentais em uma alimentação saudável. Sabemos que legumes e verduras são muito importantes como fonte de vitaminas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas nem sempre é fácil gostar deles.

Se você é uma dessas pessoas que até gostaria de saborear saladas, mas não vê graça nenhuma, temos 15 dicas para incrementar o prato e torná-las mais atrativas. Veja e experimente nas próximas refeições.

Aqui você encontra:

1. Use ingredientes coloridos

Procure fazer uma salada com muitas cores, como o roxo forte da beterraba, o laranja da abóbora e tantas outras cores vivas que a natureza nos dá de presente para abrir o apetite.

2. Faça saladas quentes

Nem toda salada precisa ser fria, talvez você goste mais de opções quentes, como pepinos e cenouras salteados no shoyu ou abobrinha e berinjela assadas com especiarias.

3. Escolha legumes e verduras frescos

De fato, salada com vegetais passados não funciona. Vá à feira ou ao mercado no dia em que os vegetais acabaram de chegar e prefira os da estação. Sua salada ficará com outro sabor!

4. Use raspas de limão ou laranja

O sabor e o aroma das raspas de limão e laranja dão um toque especial a qualquer salada. Use o suco de limão também para temperar no lugar no vinagre, e se gostar de agridoce, use um pouco do suco da laranja.

5. Experimente usar molhos de frutas

Se você não gosta de saladas azedas, experimente molhos doces, como vinagrete de morango ou de cranberry. Poderá ter uma ótima surpresa no paladar.

6. Acrescente pimenta dedo de moça

Se você gosta de comida picante, corte algumas pimentinhas e acrescente na sua salada ou no molho que fizer para a salada.

7. Use macarrão

Não precisa ser uma salada só de vegetais. Para variar o cardápio ou começar a se acostumar, coloque junto macarrão cozido com um molho que combine. Você já terá praticamente uma refeição completa.

8. Frutos oleaginosos são ótima pedida

Além de muito saudáveis, dão um sabor extra e uma crocância deliciosa às saladas. Pode ser pistache, nozes, castanhas ou amêndoas.

9. Use fontes de proteína animal

Se você come carne, acrescente na sua salada um pouco de frango desfiado, atum, carne de porco em cubinhos e veja o resultado.

10. Inclua abacate

O abacate combina muito bem com os vegetais da salada. O sabor não sobressai nem se esconde, além de dar um colorido extra e ser muito saudável.

11. Faça salada com queijo

Os amantes de queijo podem aproveitá-lo também na salada, pois a textura vai ajudar a saborear melhor os vegetais. Dê preferência para queijo brie, de cabra, feta ou utilize um molho de queijos.

12. As frutas desidratadas dão um docinho especial

Se gosta de frutas desidratadas, não perca tempo. Coloque algumas na sua salada e deixe com um sabor mais docinho. Aproveite e tempere com vinagre balsâmico para harmonizar.

13. Outros tipos de crocância

Mesmo com os vegetais fresquinhos, pedacinhos de croutons (pãozinho torrado) ou chips estilo doritos vão dar uma textura mais apetitosa para a salada.

14. Use carne curada

Se gosta de sabor defumado, use carne seca, pedacinhos de bacon ou presunto defumado para deixar a salada mais bonita e irresistível.

15. Molhos

Azeite extravirgem, vinagre e sal são os básicos, mas existe uma infinidade de molhos prontos para saladas que você pode experimentar e certamente irá gostar de alguns!

Use a criatividade e faça um esforço para incluir muitas saladas no seu cardápio. Os benefícios que elas trazem vale o sacrifício, e depois de que você descobre como prepará-las de um jeito mais saboroso, vai passar a fazer questão de comer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Descubra se você tem deficiência de proteínas
Fotógrafo revela o segredo de suas belas fotos