jovem cria ursos de lembrança
Crédito: Facebook Mary Mac

Mulher transforma roupas de parentes que já se foram em ursinhos

Essa ideia pode ajudar pessoas a lidarem com o luto de forma mais tranquila, e os ursos ficam encantadores

Publicidade

Manter viva a memória de um ente querido que faleceu é muito importante para ajudar algumas pessoas a passarem pelo luto. E uma forma bem criativa e muito acolhedora de fazer isso é transformando uma peça de roupa da pessoa em um lindo ursinho para ter sempre por perto.

Essa foi a ideia que surgiu para a artista Mary MacInnes, de 21 anos, que depois de alguns pedidos, criou o projeto Memory Bears (ursos de memória, em tradução livre).

Mary costura os ursinhos usando uma peça de roupa favorita da pessoa que faleceu, podendo também usar joias e cinzas. Na parte de trás do urso, ela faz um bolso para que sejam guardadas cartas e outras pequenas lembranças da pessoa querida.

Crédito: Facebook Mary Mac

Esses ursos são feitos para pessoas de todas as idades, inclusive podem ser oferecidos a crianças que perderam pessoas muito próximas, ajudando a lidar com a perda, pois o ursinho vai estar sempre por perto, como uma lembrança de que aquela pessoa estará sempre cuidando da criança.

Publicidade

Com apenas 16 anos de idade, Mary já se destacava como jovem empreendedora. Ela começou a estudar tecnologia da moda na Universidade Heriot-Watt, na Escócia, e trabalhou com costura na indústria de casamentos. Mas, um dia, ela criou um urso de memória para um amigo.

Crédito: Facebook Mary Mac

Então, a partir daquele momento, mais e mais pedidos começaram a chegar. Como ela mesma contou em uma entrevista para o Metro, “fiz minha primeira lembrança ser mantida há cinco anos como um favor a um amigo e fui constantemente solicitada a fazer mais, mas as rejeitei porque queria me concentrar na universidade e na carreira de noiva. Mais tarde eu cedi aos pedidos de ursos e, depois que carreguei fotos na minha página, ela explodiu — então, no momento, estou totalmente comprometida em fazê-los”.

Cada ursinho leva em média 5 horas para ser produzido, do projeto à conclusão. O preço fica em média de 64 dólares, e esse trabalho é emocionalmente desgastante, pois carrega um valor muito importante para cada cliente.

Crédito: Facebook Mary Mac

“Recentemente, um homem de 37 anos me pediu para fazer 2 ursos para suas duas filhas com idades entre 10 e 12 anos antes do Natal. Ele insistiu em pagar integralmente e me deu 10 libras extras me pedindo para entregá-los às meninas. Ele tem câncer terminal e não vai ver o Natal. Chorei o tempo todo, cortei, costurei e entreguei esses dois ursinhos”, revelou ela.

Publicidade
Crédito: Facebook Mary Mac

“Adoro ver os rostos deles assumindo caráter e estou absolutamente amando a vida. Gosto muito de conhecer meus clientes quando eles colecionam ursos — 80% caem em lágrimas. Acho que é porque as roupas chegam como lembretes tristes do passado. Se uma nova vida é inspirada neles, eles se tornam algo muito mais aceitável para abraçar e conversar, e a resposta é que eles definitivamente podem ajudar o processo de luto”, acrescentou.

PODE GOSTAR TAMBÉM