Um robô de xadrez quebrou o dedo de um menino de sete anos durante um torneio na Rússia. O acidente ocorreu durante o “Aberto de Moscou”, onde um robô foi contratado para jogar contra competidores.
O robô era um braço mecânico industrial, personalizado para mover peças de xadrez em três tabuleiros simultaneamente.
O presidente da Associação de Xadrez de Moscou, Sergey Lazarev, confirmou o acontecimento e disse que o robô contratado havia sido utilizado diversas vezes antes, sem problemas.
Veja também: Robô que desentope artérias chega ao Brasil
Após a criança fazer a sua jogada, é necessário esperar que o robô faça a dele. Só que a criança se adiantou e o robô agarrou o dedo do menino. Confira abaixo o vídeo:
Esse tipo de acidente é comum quando os engenheiros não conseguem utilizar efetivamente os protocolos de segurança, o que é mais comum de acontecer em ambientes industriais.
No caso do robô de xadrez, ele aparenta ter sido programado para apenas identificar movimentos das peças de xadrez e não conseguiu distinguir o objeto de uma mão humana.
Apesar de o vídeo ser perturbador, o garoto se recuperou rapidamente do acidente e voltou no dia seguinte com o dedo engessado para finalizar suas partidas.
Segundo Lazarev, os operadores pensarão em formas de melhorar os protocolos de segurança para que o episódio não se repita no futuro.

