em

Dicas de reposição vitamínica para mulheres acima dos 40 anos

Vitaminas e nutrientes que não podem faltar na sua dieta

Com o passar dos anos, principalmente a partir dos 40, é preciso começar a rever alguns hábitos de vida e iniciar uma dieta de reposição de nutrientes e vitaminas, que começam a ser menos absorvidos pelo nosso organismo.

É comum que haja uma perda de massa muscular e a diminuição do metabolismo, podendo aumentar o risco de doenças crônicas, o surgimento de problemas no coração e em alguns casos até o desenvolvimento do diabetes.

Por isso, no artigo de hoje selecionamos as principais vitaminas que devem serem consumidas com mais frequência, para manter um corpo saudável e em perfeita atividade.

1. Vitamina B12

O aconselhado é 2,4 mg por dia, o B12 é essencial para a saúde sanguínea, melhora as funções cerebrais e pode ser obtido através o consumo de carnes e alimentos de origem animal, peixes, ovos, carne de frango ou leite.

2. Cálcio

Sua reposição é necessária para evitar problemas ósseos, nervos e de contração muscular.

Porém quando consumido em excesso, estudos apontam que ele aumenta o risco de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e morte cardíaca, para mulheres na pós-menopausa.

Então enriqueça de uma forma natural com a quantidade certa e necessária de cálcio, através de alimentos como o gergelim, tofu, sardinha, amêndoas, brócolis e espinafre.

3. Vitamina D

Doenças cardíacas, esclerose múltipla e diabetes podem ser causados pela falta dessa vitamina.

Obtida facilmente através da exposição ao sol, ela é um aliado para auxiliar a absorção de cálcio. Os alimentos ricos em vitamina D são peixes e laticínios, além de grãos e cereais.

 

4. Magnésio

A deficiência em magnésio provoca doenças cardíacas, diabetes e inflamações.

Além de ajudar a absorver o cálcio, ele regula a pressão arterial e ajuda na manutenção dos músculos, nervos e na função cardíaca e não podemos esquecer que também controla a glicose no sangue.

O indicado é 320 mg por dia para quem tem 40 anos ou mais e pode ser obtido em folhas verdes escuras, feijão, soja , nozes, sementes e abacates.

O abuso desse elemento pode causar diarreia, náuseas e cólicas.

5. Potássio

A ingestão desse mineral diminui riscos de acidente vascular cerebral, principalmente em mulheres na menopausa.

Mas em altas doses, ele pode agravar problemas gastrointestinais, além de causar arritmias cardíacas com risco de morte.

Consuma muita banana, batata doce, acelga, feijão e lentilhas, pois são os alimentos fonte de potássio.

6. Ômega-3

O ômega-3 controla a pressão arterial e os níveis de colesterol LDL, além de diminuír as chances do risco de doenças cardiovasculares.

Entre os seus benefícios, destaca-se a manutenção da memória, além de manter as atividades cerebrais mais saudáveis.

Os alimentos recomendados para obtenção dessa fonte são: peixes, nozes e vegetais de folhas.

Doses diárias de 500 mg, são o suficiente para pessoas saudáveis e quantidades entre 800 a 1.000 mg, para portadores de doenças cardíacas.

Se você estiver tomando anticoagulantes, não deixe de consultar o seu médico antes de iniciar a reposição por conta própria.

7. Probióticos

Apesar de não serem um tipo específico de vitamina e nem sais minerais, os probióticos agem na manutenção do intestino saudável e na diminuição do risco de doenças cardíacas.

Existem alimentos lácteos e fermentados que contém cepas probióticas vivas, que podem ser utilizadas como suplemento, pois controlam o diabetes e previnem o acidente vascular cerebral.

Vale lembrar que eles são vivos, por isso, não podem ser cozidos, devendo ser consumidos ao natural.

Todas essas dicas não são só para mulheres. Os homens também devem se cuidar! Além disso, nunca devem iniciar uma reposição de vitaminas sem consultar um médico.

Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!

Compartilhe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Benefícios medicinais do suco de batata
Entenda por que o cachorro é o melhor amigo do homem