Remédios homeopáticos são considerados ilegais

A divulgação foi feita pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Publicidade

Você conhece a homeopatia? Esta terapia alternativa foi desenvolvida por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann.

Ele divulgou sua primeira teoria em 1796, defendendo a ideia de que a cura de uma doença pode acontecer a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma em uma pessoa saudável.

A lógica é parecida com a de uma vacina, na qual injeta-se a “doença” na pessoa para que ela desenvolva anticorpos e fique protegida. Mas na homeopatia, o tratamento fornece ao paciente doses muito diluídas (através de técnicas específicas) do sintoma que se deseja combater. As técnicas de diluição permitem uma liberação de energia e a pessoa é capaz de se curar naturalmente, restabelecendo uma restauração do organismo.

Há provas de que a homeopatia tem ajudado a tratar e curar diversas pessoas pelo mundo, mas também há quem não veja o menor sentido nessa terapia, garantindo que seus efeitos são unicamente psicológicos.

Publicidade

Então, desde dezembro de 2017, a Food and Drug Administration (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), resolveu tornar todas as vendas de drogas homeopáticas ilegais nos Estados Unidos.

Na divulgação da decisão, a agência deixa a entender que estas drogas não podem garantir total segurança aos usuários, mas para os olhos da medicina natural, está mais para uma proteção contra a queda nas vendas de medicamentos sintéticos.

A partir de agora, quem vender ou comprar um medicamento homeopático nos Estados Unidos, estará agindo em desacordo com as normas, e estes medicamentos passarão a ser parte de outra categoria, dificultando seu processo de aprovação para comercialização.

Antes dessa decisão, outra agência do governo já havia exigido que os remédios homeopáticos contivessem no rótulo a informação de que não há evidência científica de que funcionam, e que sua recomendação é baseada em teorias do século 17, não aprovadas pelos médicos modernos.

Publicidade

E agora, quem será que tem a razão?! A proibição é mesmo para proteger a população dos efeitos enganosos da homeopatia ou são uma ação em prol do aumento das vendas das drogas que comprovadamente funcionam?!

Deixe sua opinião, e de qualquer maneira, não inicie qualquer tratamento de saúde sem antes consultar o seu médico.

PODE GOSTAR TAMBÉM