remédio para alcoolismo
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Remédio para alcoolismo existe? Essa doença tem cura, veja como

O alcoolismo afeta uma grande parcela da sociedade e precisa ser reconhecido por todos como doença

O álcool é uma droga legalizada que quando consumida com moderação e não associada à direção de automóveis é bem-vinda pela maioria das pessoas. Consumir uma cervejinha, tomar uns drinks ou celebrar com um champanhe é praticamente uma atividade social, o problema é quando o consumo de bebidas alcoólicas se torna um vício. Então, quais são as alternativas para não permitir que o vício acabe com a vida do paciente? Será que existe remédio para alcoolismo? Veja a seguir.

Existe remédio para combater o alcoolismo?

remédio para alcoolismo existe ou não
Crédito: Freepik

O primeiro passo para uma pessoa conseguir abandonar o vício no álcool é tomar consciência de que está com uma doença e necessita de ajuda para se tratar, bem como em qualquer outra doença. A partir desse momento, ela deve consultar um médico porque remédio para alcoolismo existe sim.

Naltrexona

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, em 1994 foi aprovado pela ANVISA o segundo medicamento para tratar alcoolismo chamado de naltrexona. Essa droga tem a função de bloquear no cérebro os receptores opioides que ficam nos neurônios e são os responsáveis pelos efeitos de euforia causados pelo álcool.

Acamprosato

O acamprosato foi a terceira droga aprovada para o tratamento do alcoolismo. A função dessa substância é capaz de bloquear a liberação do neurotransmissor glutamato que é produzido em quantidades excessivas pela exposição continuada ao álcool. Ela reduz a intensidade dos sintomas da crise de abstinência, mas os resultados têm sido contraditórios.

Topiramato

Outro medicamento é o topiramato que, inicialmente, era usado para tratar pacientes com distúrbios alimentares, epilepsia e enxaqueca. Depois de muito estudo, descobriu-se que ele também tinha a capacidade de prolongar os dias de abstinência e reduzir a quantidade de drinks diários. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), essa droga é um anticonvulsivante que facilita a ação inibitória do neurotransmissor GABA e reduz a ação excitatória sobre os receptores de glutamato.

Importante saber: qualquer um desses medicamentos precisa ser prescrito pelo médico e os resultados devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar que também vai manter o paciente dentro de outras terapias essenciais para livrar-se do vício.

Tratamentos caseiros para alcoolismo

Pelo fato de o alcoolismo ser uma doença, quando a pessoa realmente não tem mais controle sobre o vício, é possível que a única alternativa seja a internação para reabilitação. Mas se o caso for mais leve, possível de manter a pessoa em casa controlada pela medicação e as terapias,  algumas dicas podem ser postas em prática no dia a dia para ir livrando o organismo do hábito ao álcool.

Melhorar a alimentação

Coma muitas frutas que possuam propriedades antioxidantes, pois elas ajudam a combater a ânsia pelo álcool. Você pode optar pela uva, melão ou abacaxi, por exemplo. Os vegetais de modo geral são muito importantes, então além das frutas, deve-se manter uma alimentação rica em hortaliças e oleaginosas.

Praticar atividades físicas

Quando o corpo é exercitado ele libera toxinas responsáveis pela vontade de beber e ainda recebe altas doses de endorfina que geram sensação de prazer e ajudam a esquecer o álcool. É difícil dar o primeiro passo, mas ao se esforçar para dar uma caminhada, pedalar, nadar ou se alongar por alguns minutos todos os dias, os resultados serão animadores.

Beber muita água

Um corpo hidratado fica menos suscetível à vontade de consumir bebidas alcoólicas. A pessoa deve beber entre 2 a 3 litros de água pura ao longo do dia para manter o corpo bem hidratado e não ficar sentindo sede, pois a sede desperta o desejo pelo álcool.

Consumir chás tranquilizantes

Os chás têm forte poder de acalmar e eliminar a ansiedade, e como a abstinência pelo álcool gera aumento da ansiedade, os chás podem ajudar a diminuí-la. Você pode optar pelos chás de camomila, capim santo e erva-doce, por exemplo, que possuem propriedades calmantes e também vão ajudar a dormir melhor.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

receita sal amargo para limpar o intestino

Como tomar sal amargo para limpar o intestino

como limpar o ouvido

Como limpar o ouvido corretamente com 5 dicas seguras