limpeza e bem-estar
Crédito: Freepik
em ,

A relação entre limpeza e bem-estar: casa limpa, cabeça em ordem!

Casa limpa é sinônimo de bons sentimentos. Isso faz sentido pra você?

Publicidade

Mesmo que você tenha voltado para casa depois de um dia difícil, certamente vai se sentir melhor ao ver que o seu lar está limpo e arrumado, certo? Viver em um ambiente organizado, limpo e cheiroso é uma das formas mais eficazes de botar a cabeça no lugar – ou mantê-la assim. É por isso que existe uma relação direta entre limpeza e bem-estar, que você pode até sentir, mas talvez ainda não tivesse pensado a respeito.

Limpeza e bem-estar: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Segundo um estudo divulgado em 2019 pela empresa norte-americana Clorox, cerca de 80% das pessoas que mantêm seus lares em ordem se dizem mais positivas e tranquilas; 77% se sentem mais focadas; 72% dormem melhor e 72% também se dizem mais produtivas quando isso acontece.

Outra informação da pesquisa foi que cada hora de limpeza e organização da casa, realizadas semanalmente, estão associadas a um aumento de 53% na sensação de felicidade das pessoas.

Claro, essa é uma questão com algumas variáveis, como por exemplo, as diferentes formas de considerar que um ambiente está limpo e organizado.

Publicidade

Cada pessoa é criada de maneira diferente, com os hábitos dos adultos da casa, e esses hábitos são muito diferentes de uma família para outra.

Sendo assim, o que você considera o básico na hora da limpeza pode ser uma tarefa extra e menos importante na casa da sua vizinha. De qualquer maneira, o efeito é o mesmo: quando uma pessoa se sente confortável no ambiente em que vive, ela consegue viver melhor.

Os benefícios de uma casa organizada para a saúde

Bom, já falamos que viver em uma casa limpa e organizada ajuda a colocar a cabeça em ordem, se sentir mais feliz e tranquilo. Mas, podemos ser mais específicos com esses benefícios.

Publicidade

Menor risco de problemas respiratórios e de pele

Mesmo pessoas que não nasceram com doenças respiratórias, como rinite, asma e bronquite, podem desenvolver problemas respiratórios em certos ambientes.

Uma casa suja, que vive fechada e com poeira pelos móveis e no piso, é uma casa com mais ácaros, fungos, bactérias e outros micro-organismos.

Ou seja, viver em um lugar assim é colocar-se em risco de contrair doenças respiratórias e também de pele, como alergias.

Publicidade

Aproveite e veja: Dicas de limpeza da casa se alguém tem rinite

Ambiente organizado estimula o bem-estar

Uma casa fechada, empoeirada e desorganizada tem cara de infelicidade. Mesmo uma pessoa feliz e animada se entrega a um lamento quando entra em um lugar assim.

Já o contrário é ainda mais poderoso: quando você vive em um ambiente arejado, bem iluminado, limpo e organizado, as ideias fluem, você se sente livre para se dedicar às coisas que deseja, a inspiração paira no ar. Dá até gosto ficar em casa assim.

Publicidade

Combate ao estresse, à ansiedade e à depressão

São diversas as fotos e vídeos na internet mostrando o antes e depois da casa de pessoas em tratamento para depressão.

Na foto do “antes”, o quarto está completamente sujo e bagunçado, pois esse é o resultado dos sintomas de uma fase forte de depressão. Na foto do “depois” surgem quartos limpos, com tudo no lugar, expressando a força de vontade da pessoa em tratamento.

Então, é bastante clara a ligação que existe entre limpeza e bem-estar, já que a depressão bloqueia os sentimentos positivos e isso impacta diretamente na sua capacidade de manter o seu espaço físico com um aspecto positivo.

Publicidade

Não só no caso da depressão, manter a casa limpa e organizada ajuda a combater o estresse e a ansiedade.

Principalmente se você é a pessoa responsável por organizar a casa, pode ser muito irritante e desanimador ver seu espaço todo bagunçado quando você só estava querendo entrar em casa, se deitar no sofá e se acalmar.

Por outro lado, se você está com um nível elevado de estresse ou ansiedade, consegue se acalmar mais rápido quando está em um ambiente agradável aos seus olhos.

Publicidade

Melhora relação entre as pessoas da casa

Quantos conflitos familiares acontecem por causa de sujeira e bagunça? Mesmo pessoas que vivem na mesma casa há anos, podem ter hábitos de limpeza e organização bem diferentes.

Então, quando todos entram em um acordo e colaboram para manter o bem-estar geral, o relacionamento fica muito mais pacífico, inclusive em outros aspectos que acabam sendo impactados pelos bons hábitos.

Aproveite e veja: Como fazer uma limpeza caprichada na casa toda

Publicidade
Atividades com crianças no Natal

Atividades com crianças no Natal: leve a magia natalina ao seu lar

Cocada de colher

Cocada de colher: receitas divinas para sobremesa