em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

O que fazer para recuperar plantas murchas?

Não jogue a sua plantinha fora! Muitas vezes o problema tem solução.

como recuperar plantas murchas
Crédito: Pixabay

Você sai de férias e quando volta todas as suas plantas morreram. Ou, pior! Você rega elas direitinho e mesmo assim elas ficam feias. Quer saber por que isso acontece e como recuperar plantas murchas? Então se liga nas dicas abaixo!

A primeira coisa a fazer se as suas plantas ficaram feias e começaram a perder as folhas é verificar qual a razão do problema. Por isso, veja primeiro uma série de fatores que levam as plantas a murcharem.

Causas e sintomas

por que as plantas murcham
Crédito: Terral

Muitas vezes as plantas ficam assim por falta ou por excesso de água. É fácil de identificar isso. Primeiro olhe a terra. Se estiver encharcada, o motivo é água demais. Se estiver seca, é falta de água.

Às vezes pode ser um pouco difícil de ter certeza porque você olha apenas o topo do vaso. O ideal é olhar as raízes das plantas. Por isso, levante-a um pouco para fora do vaso e veja se a raiz está seca ou molhada.

Outro fator que leva plantas a murcharem é o excesso de luz solar. Saber que tipo de planta você tem em casa é essencial para tomar conta dela da forma correta. Nem toda flor gosta de sol. Suculentas, por exemplo, devem ficar sempre à sombra e jamais receber luz solar direta. Já as orquídeas gostam de sol, porém em quantidades moderadas.

A terra da planta também faz a diferença. As orquídeas e muitas suculentas preferem substrato, que é feito a partir de materiais como cascalho e carvão. Outras plantas precisam de terra e algumas preferem areia. Convém também trocar o material de dentro do vaso de tempos em tempos, pois ele perde o seu valor nutricional.

Por isso também que adubar é importante. A planta precisa se alimentar, e o adubo é uma fonte rica de nutrientes. Se você não tem esse hábito, será difícil recuperar plantas murchas que tenha em casa.

Dicas para recuperar plantas murchas

Como você leu, as causas são variadas e dependem bastante do tipo de planta que você cultiva dentro de casa. Por isso, as dicas também serão diferentes de acordo com as espécies que você possui.

1. Mude a planta de vaso

mude a planta de vaso
Crédito: Pxhere

Um dos primeiros passos para recuperar plantas murchas é mudá-las imediatamente de vaso. Assim você verá bem se as raízes estão, ou não, encharcadas. Também poderá efetuar a troca da terra ou do substrato.

Se as raízes da plantinha em questão estiverem muito encharcadas, o ideal é deixar a planta sem vaso por algumas horas ou até mesmo dias. Assim, ela irá secar e voltar a sua aparência normal.

Mudar para uma terra nova também acaba com o problema da desnutrição, porque fornece uma terra bastante fértil à planta.

2. Adube

Descubra qual o tipo de planta que você tem e que adubo deve utilizar. A maior parte das plantas precisa ser adubada pelo menos quatro vezes ao ano, ainda mais se estão em vaso e dentro de casa.

O adubo fornece nutrientes sem os quais a planta não pode crescer sem! Além disso, ele ajuda a acelerar processos inflamatórios e evita que as plantas fiquem doentes.

3. Acabe com infecções

Se o motivo da aparência feia foi uma infecção fúngica ou bacteriana, trate-a o mais rápido possível. Canela em pó pode ajudar com isso, pois o tempero, além de antibacteriano, tem propriedades cicatrizantes e ajuda as plantas a recuperar a saúde.

Uma lavagem com água oxigenada medicinal também pode resolver. Dilua duas colheres de sopa da substância em um copo de água e borrife na plantinha em questão. Em alguns dias ela deve apresentar melhora.

4. Hidrate com moderação

regue as plantas
Crédito: Freepik

Um forma de recuperar plantas murchas por falta de água é usar um prato. Se o vaso não for furado, faça furos nele. Para evitar a rega excessiva, coloque um prato de água embaixo do vaso. Assim, as raízes sugarão apenas o necessário para reidratar a planta.

Todos os vasos devem ser assim, para permitir sempre o bom escoamento. Isso reduz as chances de encharcar a terra, o que por sua vez diminui infecções fúngicas.

Se você não tem essa possibilidade ou vai viajar, pode comprar regadores de gesso. São pequenos dispositivos de gesso que você finca na terra e põe água dentro deles. Isso faz com que a planta beba somente o necessário.

5. Faça a poda

Plantas de interior precisam da poda para sobreviver, porque elas não tem para onde crescer. Se a planta cresce demais, a terra em que ela está passa a não ser suficiente para sustentá-la e isso pode fazer com que ela murche.

Use sempre uma tesoura esterilizada para fazer isso a fim de evitar a contaminação de uma planta para a outra.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Chá de hibisco ajuda a emagrecer e auxilia a saúde do coração

Saiba o que significa cada linha do pulso