reconstruir a vida depois de ficar viuva
Crédito: Freepik

Como reconstruir a vida depois de ficar viúva: 5 dicas importantes

Cada pessoa vive o luto da sua maneira, no seu tempo. Mas essas dicas ajudam a tomar um rumo e saber como recomeçar

Publicidade

Não importa qual idade você tenha: a perda do seu parceiro de vida sempre causa uma dor profunda, difícil de explicar e de lidar. Ficar viúva é marco na vida de qualquer mulher.

Nesse momento, é muito importante saber o que fazer para que possa lidar com a dor sem se deixar cair. Ou, se cair, para que consiga se levantar e seguir em frente.

As atitudes certas vão ajudar muito na reconstrução da vida, valorizando a memória do parceiro e voltando a se sentir feliz para continuar vivendo como você merece.

1. Falar sobre a perda e seus sentimentos

Algumas mulheres preferem ficar caladas no início do luto. Outras, sentem necessidade de conversar sobre esse momento. Cada uma tem sem tempo, mas é importante saber que falar sobre a perda do parceiro é um grande alívio, desde que você escolha as pessoas certas para desabafar. Ao falar sobre o que está sentindo, fica mais fácil processar os sentimentos e entender o que está acontecendo na sua vida.

Publicidade

2. Um grupo de apoio é uma ótima ideia

Participar de um grupo de apoio é uma forma de não se isolar do mundo, ao mesmo tempo em que pode conversar com pessoas que passaram pela mesma situação e vão compreender o que você está sentindo.

No começo do luto pode ser bastante doloroso voltar a frequentar os mesmos lugares que você ia com seu parceiro, e ver os casais conhecidos chegando. Então, o grupo de apoio também serve como uma reinserção gradual na sua vida social, sem que você se sinta ameaçada ou sozinha.

3. Não ter pressa

O processo de cura do luto leva tempo, e cada pessoa tem seu tempo. Saiba que pode levar meses e anos, sem que a dor vá embora, sem que não tenha mais vontade de chorar aos se lembrar do seu parceiro.

Entender isso é fundamental para que você se permita viver o luto no tempo que precisar, sem se sentir pressionada pelos outros. Quem precisa aprender com essa experiência é você, então, viva no seu ritmo, só não se abandone.

Publicidade

4. Cuidar de si mesma

As dicas que você viu até agora são importantes para cuidar da sua saúde mental e emocional. Mas, também é muito importante cuidar da sua saúde física. Na fase do luto você fica vulnerável e suscetível à depressão.

Então, precisa se esforçar para manter o corpo hidratado, uma alimentação saudável, praticar uma atividade física, fazer alongamentos, massagens, caminhar. Mantenha em corpo ativo para que a sua mente não se perca na dor.

5. Honrar as memórias vividas juntos

Deixar de pensar no seu parceiro não vai fazer a dor desaparecer. Aliás, por isso que é fundamental falar sobre o que está sentindo no momento do luto. Da mesma forma, manter as memórias vivas é importante, mesmo que seja difícil no começo.

Publicidade

Honrar as memórias do seu parceiro é dar significado a tudo o que vocês viveram e construíram juntos. É dar significado à vida que você tem e que deve continuar construindo. Você pode revisitar lugares que vocês foram juntos, criar álbuns de fotos, celebrar o aniversário.

Mesmo que sinta tristeza ao fazer isso, é a tristeza da saudade, do amor, do orgulho por ter compartilhado a vida com essa pessoa tão importante. Ele merece ser lembrado, ao mesmo tempo que você segue em frente, levando as boas memórias no coração.

PODE GOSTAR TAMBÉM