em

7 Receitas com bardana – uma raiz medicinal e culinária

Tire total proveito dessa planta medicinal também na cozinha preparando deliciosos pratos salgados

receitas com bardana
Crédito: Pixabay

Existem diversas plantas medicinais que também podem ser usadas na culinária, compondo os mais variados pratos doces e salgados. Uma dessas plantas é a bardana, já ouviu falar? Se sim ou não, vale a pena conhecer as receitas com bardana para incluir mais essa opção saudável ao cardápio.

Veja também: os benefícios da bardana à saúde

Receitas com bardana

Na medicina popular e complementar, a bardana é utilizada por conta das suas propriedades que ajudam a tratar a retenção de líquidos, prevenir cólica renal, problemas estomacais e de pele, além de ser um bom anti-inflamatório natural. Na culinária, veja as opções de pratos regionais para experimentar e aguçar o paladar.

1. Refogado

refogado de bardana
Crédito: Tsubasa Imamura Brasil

Para começar, um prato bem simples e que também pode servir quando quiser preparar uma refeição japonesa para receber seus convidados em casa. A comida japonesa, no Brasil, tem fama de ser muito leve e saudável, então é uma boa opção para quem gosta desse tipo de alimentação.

Confira os ingredientes para fazer: refogado de bardana

2. Tempurá

tempurá de bardana
Crédito: Nakayoshi

Como dá para perceber, a bardana é muito utilizada na cozinha oriental, onde é chamada de gobô. O tempurá é uma massinha fina e frita que reveste camarão ou legumes. Nesse caso, a massinha é feita com vegetais ralados, como bardana, cenoura e cebola.

Veja como fazer a massa: tempurá com bardana

3. Picadinho de músculo

músculo com bardana
Crédito: Carrefour Brasil

Prefere pratos com carne? Então essa é uma opção muito saborosa e nutritiva que pode servir como prato principal no almoço. Para o jantar é melhor evitar, já que a carne vermelha demora mais tempo para ser digerida. Esse é o tipo de refeição que, se caprichar na apresentação, fica um belo prato gourmet.

Anote a lista de ingredientes para fazer: picadinho de músculo com bardana

4. Salada mista com bardana

salada com bardana
Crédito: Menu Aquarela

Nas receitas anteriores e também nessa, a bardana está sempre acompanhada da cenoura, pois os sabores e texturas desses dois vegetais combinam muito bem. As refeições ficam apetitosas, leves, saborosas e muito saudáveis. Essa saladinha é perfeita para acompanhar um arroz integral ou quinoa com legumes salteados ou um frango grelhado.

Surpreenda a família no almoço com essa: salada mista de bardana

5. Salada morna com bardana

salada morna com bardana
Crédito: Tempo para Você

Como uma variação da receita anterior e um intermediário entre a receita do refogado, você pode preparar uma salada morna. Aliás, nada impede que deixe esfriar para comer, mas ela é refogada para que os vegetais fiquem mais macios e para agregar o sabor dos temperos, como das sementes de gergelim que fazem toda a diferença.

Para um jantar leve e saudável faça: salada morna com bardana

6. Risoto de cogumelos

risoto com bardana
Crédito: Amigos de O Vegetariano

Essa é uma opção de risoto vegetariano cheia de sabor, cor e nutrientes. Para fazer, vai precisar de shimeji, óleo, bardana, shoyu, combudashi, sal, arroz e gergelim torrado. O preparo é na panela de pressão.

Veja como fazer o passo a passo: risoto de bardana e cogumelos

7. Arroz com bardana

arroz de bardana
Crédito: Marido na Cozinha

Semelhante à receita anterior, essa opção leva menos ingredientes, como por exemplo, não precisa usar cogumelos. Então se não gostar ou não encontrar esse ingrediente para fazer o risoto, pode preparar esse arroz delicioso.

Experimente fazer: arroz com bardana

chá de bugre emagrece

Chá de bugre: para que serve e como fazer uso dessa planta popular

suco de abacaxi

Benefícios e como fazer suco de abacaxi – 10 Receitas