Existem diversas plantas medicinais que também podem ser usadas na culinária, compondo os mais variados pratos doces e salgados. Uma dessas plantas é a bardana, já ouviu falar? Se sim ou não, vale a pena conhecer as receitas com bardana para incluir mais essa opção saudável ao cardápio.
Veja também: os benefícios da bardana à saúde
Receitas com bardana
Na medicina popular e complementar, a bardana é utilizada por conta das suas propriedades que ajudam a tratar a retenção de líquidos, prevenir cólica renal, problemas estomacais e de pele, além de ser um bom anti-inflamatório natural. Na culinária, veja as opções de pratos regionais para experimentar e aguçar o paladar.
1. Refogado
Para começar, um prato bem simples e que também pode servir quando quiser preparar uma refeição japonesa para receber seus convidados em casa. A comida japonesa, no Brasil, tem fama de ser muito leve e saudável, então é uma boa opção para quem gosta desse tipo de alimentação.
Confira os ingredientes para fazer: refogado de bardana
2. Tempurá
Como dá para perceber, a bardana é muito utilizada na cozinha oriental, onde é chamada de gobô. O tempurá é uma massinha fina e frita que reveste camarão ou legumes. Nesse caso, a massinha é feita com vegetais ralados, como bardana, cenoura e cebola.
Veja como fazer a massa: tempurá com bardana
3. Picadinho de músculo
Prefere pratos com carne? Então essa é uma opção muito saborosa e nutritiva que pode servir como prato principal no almoço. Para o jantar é melhor evitar, já que a carne vermelha demora mais tempo para ser digerida. Esse é o tipo de refeição que, se caprichar na apresentação, fica um belo prato gourmet.
Anote a lista de ingredientes para fazer: picadinho de músculo com bardana
4. Salada mista com bardana
Nas receitas anteriores e também nessa, a bardana está sempre acompanhada da cenoura, pois os sabores e texturas desses dois vegetais combinam muito bem. As refeições ficam apetitosas, leves, saborosas e muito saudáveis. Essa saladinha é perfeita para acompanhar um arroz integral ou quinoa com legumes salteados ou um frango grelhado.
Surpreenda a família no almoço com essa: salada mista de bardana
5. Salada morna com bardana
Como uma variação da receita anterior e um intermediário entre a receita do refogado, você pode preparar uma salada morna. Aliás, nada impede que deixe esfriar para comer, mas ela é refogada para que os vegetais fiquem mais macios e para agregar o sabor dos temperos, como das sementes de gergelim que fazem toda a diferença.
Para um jantar leve e saudável faça: salada morna com bardana
6. Risoto de cogumelos
Essa é uma opção de risoto vegetariano cheia de sabor, cor e nutrientes. Para fazer, vai precisar de shimeji, óleo, bardana, shoyu, combudashi, sal, arroz e gergelim torrado. O preparo é na panela de pressão.
Veja como fazer o passo a passo: risoto de bardana e cogumelos
7. Arroz com bardana
Semelhante à receita anterior, essa opção leva menos ingredientes, como por exemplo, não precisa usar cogumelos. Então se não gostar ou não encontrar esse ingrediente para fazer o risoto, pode preparar esse arroz delicioso.
Experimente fazer: arroz com bardana