receitas com azeitona
Crédito: Freepik
em

7 Receitas com azeitona para todas as ocasiões

Aprenda a fazer desde petiscos até pratos principais usando as deliciosas azeitonas

Se você gosta de azeitonas e tem sempre um vidro de conserva em casa para adicionar nas suas receitas, chegou a hora de ampliar o seu cardápio. Aprenda diferentes maneiras de aproveitar as azeitonas em pratos deliciosos para todas as ocasiões. Além de saborosas e saudáveis, as azeitonas também são muito versáteis, como você vai comprovar agora.

1. Patê de azeitonas pretas

O patê é uma receita muito simples de fazer e ideal para servir como petisco junto com torradinhas ou palitinhos salgados. As azeitonas pretas são as melhores, pois o sabor delas é menos forte do que o sabor das verdes. Essa receita leva azeitonas, água, azeite, temperinhos verdes (manjericão, salsinha, cebolinha) e requeijão ou maionese para misturar e deixar cremoso. Veja como fazer:

2. Azeitonas à milanesa

Já tinha pensando em empanar as azeitonas e fazê-las à milanesa como um petisco diferente? É uma forma bem interessante de servir um petisco simples, mas surpreendente. A receita leva azeitonas sem caroço, trigo, farinha de rosca, parmesão ralado, ovos batidos e óleo para fritar. Veja o passo a passo:

3. Bifes ao molho de azeitonas

Para dar um toque especial aos seus bifes, um molho de azeitonas vai fazer toda a diferença. Primeiro você vai temperar os bifes com caldo de carne em pó, depois fritar na manteiga. Então, vai fazer o molho usando azeite, cebola picada, alho picado, azeitonas verdes e pretas picadas, mostarda, creme de leite e pimenta. Veja como é fácil:

4. Molho cremoso de azeitonas para carnes e lanches

Esse molho pode ser usado para servir com carnes ou com lanches, quando você estiver cansado da maionese tradicional e quiser um sabor diferente. A receita leva azeitonas, creme de leite, pimenta, noz-moscada e azeite. Confira como fazer:

5. Macarrão com molho de azeitonas

Quer fazer uma macarronada simples e rápida para o almoço, mas só tem azeitonas e creme de leite em casa? Vai dar certo! Se você adora azeitonas, não vai precisar de muitos ingredientes para esse prato. Cozinhe o macarrão, escorra e reserve. Então, faça o molho usando só azeite, manteiga, alho, cebola, azeitonas e creme de leite. Se quiser deixar mais coradinho, pode misturar um pouco de mostarda. Então é só misturar o macarrão ao molho e servir.

6. Torta de tomate seco com azeitonas

Essa torta leva mais ingredientes e é feita em três etapas: o recheio, a massa e a montagem. No recheio você pode aproveitar tudo o que tiver na geladeira. Nessa sugestão vai cebola roxa, cenoura, pimentão, abobrinha, brócolis, tomate seco, linhaça, pimenta, queijo muçarela, parmesão, creme de leite e, claro, as azeitonas. Veja como é feita a torta completa:

7. Torta de atum com azeitonas no liquidificador

A torta de atum é um clássico, e o sabor desse peixe combina muito bem com o sabor das azeitonas. No recheio dessa torta vai atum em lata, azeite, cebola, alho, tomate, milho, azeitonas, orégano, sal, pimenta e cheiro-verde. Acompanhe todo o preparo:

método oosouji como praticar

Método Oosouji: já pensou em aderir à tradicional faxina de fim de ano japonesa?

Cachorro de rua encontra carteira com quase R$ 4 mil, que são devolvidos ao dono

Cachorro de rua encontra carteira com quase R$ 4 mil, que são devolvidos ao dono