Ossobuco é um corte de carne bovina de vitela que vem com um pedaço de osso com um buraco no meio, daí o nome do prato que é tipicamente italiano. A receita de ossobuco é preparada com um molho, geralmente cozida na pressão ou no forno, depois servida com acompanhamentos como polenta e mandioca. Aprenda algumas receitas e escolha qual delas vai querer provar primeiro.
Veja também: receitas de carne assada recheada
Como fazer ossobuco
Uma vantagem do ossobuco, além do fato de ser um prato muito saboroso e com alto valor nutricional da carne, é que esse corte é mais barato por ser de músculo. Então dá para servir uma refeição especial completa e gastando pouco.
1. Cozido simples
Esse é um prato básico para fazer o ossobuco que leva, além da carne, cenoura, cebola, alho, tomates pelados, louro, vinho branco, azeite, sal, pimenta e um pouco de farinha para engrossar o molho que fica muito bom.
Sirva com os acompanhamentos que quiser: ossobuco simples
2. À Milanesa
Quando se fala em fazer carne à milanesa, logo se pensa em empanar a carne em trigo, ovo e farinha de rosca. Mas essa receita é diferente, típica na Itália, chamada de Ossibucchi alla milanese. Você vai fazer a carne com cebola, azeite de oliva, manteiga, vinho branco seco e caldo de carne. Depois vai salpicar com uma gremolada de salsinha, alho e raspas de limão siciliano.
Veja como preparar: bifes à milanesa italiana
3. Na panela de pressão
Para que a carne fique bem macia, quase derretendo na boca, a melhor maneira de preparar é na panela de pressão. Ainda mais quando se trata de músculo, que é um pouco mais duro. Essa receita leva a carne, azeite, cebola, alho, molho de tomate, caldo de carne, sal e pimenta.
Sirva com arroz e salada: carne na pressão
4. Chambaril marinado ao conhaque
Em Recife, essa prato se chama chambaril e mesmo sendo feito, tradicionalmente, com vinho branco, essa receita leva conhaque para fazer uma marinada em que a carne deve ficar de um dia para o outro para que o resultado seja muito mais saboroso.
Confira o que mais vai na marinada: receita de chambaril
5. Ossobuco com polenta
A polenta combina muito bem com a receita de ossobuco porque ele tem bastante molho. Faça uma polenta simples, cozinhando fubá fino com água até engrossar, e use-a como uma cama para a carne com o seu molho em volta. O tempero da carne é só sal, pimenta e raspas de limão.
Veja os ingredientes do molho: carne ao molho com polenta
6. Ragu com cerveja preta
Se não tiver vinho branco nem conhaque, faça essa outra versão em que o ragu (molho espesso) leva cerveja preta. O toque de sabor adocicado combina muito bem com os temperos usados na receita. Esse também é um prato feito na panela de pressão.
7. Com mandioca
Com mandioca cozida desmanchando esse prato fica tão bom quanto a versão com polenta. O molho para a carne é feito com cebola, pimentão, tomate, cheiro-verde, alho, sal, pimenta, manjericão, suco de limão e vinagre.
Para o almoço de sábado: carne de panela com mandioca
8. Receita de ossobuco assado no forno
Se quiser servir essa sem molho, apenas assada, faça ao forno com alho, cebola, molho de soja, vinho tinto seco, alecrim, sal e pimenta. Como é uma carne sem molho, prefira servir com pratos como arroz e feijão ou purês de legumes.
Para um jantar especial: carne assada