lagarto recheado
Crédito: Pixnio

7 Receitas de lagarto recheado para fazer e servir de almoço

Esse corte de carne é muito macio e saboroso, ficando ainda melhor com as opções de recheio que vai ver a seguir

Publicidade

O lagarto recheado é um prato digno de almoço de domingo, aquele que se faz com tempo para dedicar aos ingredientes do recheio e ao tempero da carne, que é um corte bem macio e muito apreciado. Existem várias receitas de lagarto, porque cada um gosta de rechear e de temperar com sabores diferentes, então veja as sugestões a seguir e escolha a que mais lhe agradar para fazer na sua casa.

Veja também: deliciosas receitas com alcatra

Como fazer lagarto recheado

De modo geral, o recheio desse tipo e carne é feito com calabresa, bacon e vegetais variados, então você vai ver que é possível fazer opções bem fáceis e cheias de sabor. Para os molhos tem opções com vinho, com cerveja e outras que vale a pena conferir para experimentar.

1. Recheio de calabresa defumada

Para começar uma versão com saborzinho de defumado que faz essa carne ficar ainda mais irresistível. Para temperar e rechear essa carne, vai precisar de linguiças calabresas defumadas, cebolas, manteiga, vinho branco, banha de porco, alho-poró, louro, batatas, alecrim, cheiro-verde, sal e pimenta. Veja no vídeo como cortar a carne:

2. Lagarto em manta

Nessa opção a carne tem um corte mais fino e o recheio ganha mais espaço em seu interior, então dá para caprichar nos ingredientes. Essa sugestão é feita com cenoura, pimentão, calabresa, cheiro-verde, alho-poró, bacon, azeite e sal. Veja o preparo:

Publicidade

3. No forno ao vinho tinto

Nessa receita, o recheio traz ingredientes semelhantes às opções anteriores, porque realmente são sabores que funcionam muito bem para rechear carne. Se usa bacon, calabresa, pimentão, alho, cebola, sal e pimenta. O grande diferencial está no vinho tinto que é usado para regar a carne no forno e dar a ela um sabor ainda mais especial. Veja como fazer:

4. Ao molho madeira

Quer dar um nome mais sofisticado ao seu prato de forno para um almoço ou jantar especial? Faça o lagarto ao molho madeira que é mais fácil de fazer do que imagina, caso não tenha ideia do que vai precisar, A receita leva, além da peça de carne, sal, pimenta preta, pimenta calabresa, louro, caldo de picanha, suco de limão, manteiga, cebola em pedaços, creme de cebola, vinagre de vinho tinto e linguiça calabresa defumada. Veja os detalhes:

5. Recheado com frios

Agora uma versão de recheio diferente e até mais simples do que as demais, porém, a simplicidade não deixa nada a desejar no sabor. Para essa receita só vai precisar da peça de lagarto, calabresa defumada, queijo, presunto, azeite e sal. Vale a pena fazer para testar porque é muito prático, veja como cortar a carne sem erro:

6. Lagarto recheado com molho de cerveja

Depois da versão com vinho tinto tem também essa opção ao molho de cerveja preta que fica com um leve doce adocicado. O recheio dessa opção leva bacon, calabresa, alho, cebola e queijo meia cura para derreter e dar aquele toque especial de sabor e textura. Leva também o sal grosso, manteiga e a cerveja preta. Veja o preparo:

Publicidade

7. Com recheio colorido

Para deixar o seu prato de forno bem colorido, a sugestão é fazer um recheio com calabresa, milho, ervilha, cenoura, farinha de mandioca e passas, que é opcional, mas fica bem interessante por causa do toque de sabor adocicado que ela confere à carne. Essa versão é feita na panela, veja quanto tempo leva para ficar pronto:

PODE GOSTAR TAMBÉM