usar toalhas e lençóis velhos
Crédito: Freepik
em

8 Dicas para reaproveitar toalhas e lençóis velhos

Não jogue fora esses itens, pois eles continuam tendo várias utilidades

De vez em quando é bom dar uma renovada nos seus jogos de toalhas de lençóis. Algumas vezes porque já estão desgastados, outras vezes só porque quer umas peças novas e diferentes. Mas, nem por isso precisa jogar fora as peças antigas. Veja essas dicas para aproveitar toalhas e lençóis velhos em casa.

1. Brinquedo mordedor para cachorro

Com os seus lençóis velhos você pode fazer um brinquedo mordedor para o seu cão. Esse brinquedo é estimulante, calmante e vai ajudar a treinar seu cão a brincar de buscar o brinquedo e trazer de volta. No vídeo abaixo o brinquedo é feito com camisas velhas, mas o procedimento para fazer com lençóis de tecido mais grosso é o mesmo. Veja o passo a passo:

2. Panos de limpeza para a casa

Essa é uma dica que muita gente considera o ciclo natural de vida das toalhas e lençóis velhos. Quando estão rasgados, acabam virando pano de limpeza. No caso das toalhas, você pode usá-las sem fazer corte mesmo, apenas dobrando, para servir de pano de chão ou pano de saída de banho. Os lençóis podem ser cortados em partes menores para fazer limpeza de superfícies e tirar o pó. Com um lençol você consegue vários paninhos.

3. Revestimento para tábua de passar roupa

A sua tábua de passar roupa está velha, precisando de uma espuma nova? Talvez nem precise da espuma. Se você tem uma toalha mais grossa, que já não quer mais usar para o banho, pode começar a usá-la como revestimento na sua tábua de passar.

4. Bolsa-toalha

Para quem vai bastante à praia e à piscina, uma dica é pegar uma toalha de banho mais velhinha, mas ainda em bom estado, e transformar em uma bolsa que vira toalha. Para isso, vai precisar de máquina de costura e um tecido extra, na estampa ou cor que desejar, para deixar mais bonito. Acompanhe o passo a passo no vídeo:

5. Luva de forno

Mais uma ótima ideia para quem tem toalhas velhas e máquina de costura é transformar as toalhas em luvas de forno, aproveitando os tecidos mais grossos para essa utilidade. Veja no vídeo como fazer um modelo com forro térmico, que você também pode adicionar ao seu modelo com toalha:

6. Cantinho do bebê ao ar livre

Para o verão, quando for tirar férias na praia ou for ao parque e levar seu filho pequeno, a dica é sempre ter junto com lençol de elástico, de preferência que não esteja furado. Você pode esticar o lençol na areia, com as parte de elástico voltadas para cima, e colocar 4 apoios pesados em cada canto, como cadeira, guarda-sol, caixa térmica e outros itens. Assim, vai criar um cantinho seguro para o seu bebê brincar na sombra.

Crédito: Reprodução

7. Peso e protetor de porta

Os pesos de porta são bem úteis para evitar que as portas de casa batam com o vento quando estão abertas e também para evitar que inseto entrem por baixo da porta fechada. Você pode costurar toalhas ou lençóis mais grossos em forma de rolo para depois encher com areia e usar como peso de porta.

Outra ideia mais prática para protetor de porta (sem peso) é comprar rolos de isopor e revestir com o tecido usando cola quente, sem precisar costurar. Veja no vídeo como fazer.

8. Tapete

Para dentro de casa, um modelo de tapete trançado redondo fica lindo. Pode usar nos quartos, na cozinha, no banheiro e onde mais precisar. confira como fazer, nesse vídeo:

Veja também: Como reaproveitar materiais para mobiliar a casa

flor azaleia florida rosa

Flor azaleia: aprenda a cultivar para ter um inverno florido

bolo de milho de frigideira

Receitas fáceis de bolo de milho de frigideira