em

10 razões para você consumir tomate todo dia

O fruto é rico em licopeno, substância essencial para nossa saúde.

Poucas pessoas sabem, mas o tomate, que é tão utilizada em saladas e nos mais diversos pratos, proporciona muito mais benefícios para a saúde do que imaginamos.

Ele podem ser consumidos em saladas, cozidos, puros, com salsa, etc. O sabor único do tomate o torna muito versátil na cozinha, por isso é que se tornou uma opção tão atrativa.

Mesmo assim, existem muito mais razões para consumirmos tomates com frequência. Estes frutos de cor vermelha são ricos em vitamina C, livres de gorduras e possuem baixa caloria.

Mas isso não é tudo.

Veja aqui 10 benefícios do tomate para a saúde:

1. Fortalece os ossos

Muita gente não sabe disso, mas um dos principais benefícios do tomate é que ele atua no fortalecimento dos ossos, reduzindo o risco de enfermidades como a osteoporose e favorecendo a recuperação em casos de fraturas.

2. Ajuda a previnir o câncer

Os tomates são ricos em uma substância essencial para a prevenção do câncer: o licopeno.
Além de combater o câncer de próstata, o consumo de tomate está associado com a prevenção e inibição da criação de tumores no cólon, reto, ovário, estômago, colo uterino, esôfago, garganta, faringe e pulmões.

3. Combate a diabetes

Por ele atuar na redução dos níveis de glicose no sangue, é considerado um dos grandes aliados na luta contra a diabetes. Ele contém baixo nível de carboidratos e uma quantidade considerável de fibras, fazendo com que ele exerça um papel crucial no controle das taxas de açúcar no sangue.

4. Ajuda a emagrecer

Por ser um alimento com poucas calorias e nenhum colesterol, os benefícios do tomate também interferem no processo de perda de peso saudável.

5. Estabiliza a pressão arterial

Outro benefício relacionado ao consumo do tomate é a estabilização da pressão arterial. A razão é que essa fruta é muito rica em potássio, uma substância determinante para o controle da quantidade de sódio presente na corrente sanguínea.

6. Melhora a saúde da pele

Rico em licopeno, o tomate torna a pele mais resistente aos danos causados pelo envelhecimento, exposição ao sol e ajuda a prevenir a acne e as manchas.

7. Fortalece o sistema imunológico

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, atuando no combate aos organismos responsáveis pelo surgimento de inflamações, infecções e outros problemas relacionados com as complicações derivadas da ação de vírus e bactérias.

8. Beneficia os rins

O consumo de tomate está relacionado também ao bom funcionamento dos rins, já que esta fruta inibe a aparição de cálculos neste órgão.

9. Favorece a saúde ocular

O tomate também é considerado um poderoso aliado da saúde ocular, pois inibe os efeitos causados pelo processo de envelhecimento.

10. Melhora o funcionamento do cérebro

Os benefícios do tomate também se associam a uma melhoria da atividade cerebral, favorecendo as funções neurológicas e cognitivas.

Como aumentar o consumo de tomate nas refeições?

Além de utilizar os tomates em saladas, uma das melhores alternativas para aumentar seu consumo é adotar o hábito de substituir molhos prontos por aqueles feitos em casa, com tomates frescos e orgânicos, de preferência.

Portanto, para desfrutar de todos os benefícios do tomate, nada melhor do que usá-lo em molhos caseiros, saladas e sucos.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Lotes de medicamentos para tratar sintomas de gripe e infecções são suspensos pela Anvisa
Contaminação por parasitas pelo consumo do sushi