como identificar queijo contaminado
Crédito: Freepik

Queijo com furinhos pode ser sinal de coliformes fecais?

Depende do caso. Precisa saber observar os detalhes no queijo e na embalagem para escolher com segurança

Publicidade

Existem diversos tipos de queijos, e muitos deles possuem uma estrutura com furinhos, que é bem normal de se ver. Mas um alerta foi divulgado no Twitter da veterinária especialista em segurança de alimentos @carolparaense.

“Você acha que essas olhaduras (furinhos) nesse queijo é normal, pois quanto mais furinho melhor ou é contaminação? Pois saiba que nesse queijo tem uma grande contaminação por coliforme fecal”.

A publicação da veterinária viralizou e agora você tem a oportunidade de observar melhor os queijos que compra. Não são todos os queijos com furinhos que estão contaminados. Saiba identificar as diferenças.

Tipos de olhaduras (furinhos) nos queijos

Antes de pensar que todo queijo com furinhos pode estar contaminado com coliformes fecais, saiba que existem diferentes tipos de furinhos nos queijos.

Publicidade

Olhaduras mecânicas

Crédito: Reprodução

As olhaduras mecânicas são os furinhos que se formam no processo de fabricação do queijo, quando ele é prensado e colocado na forma. São círculos isolados presentes em apenas algumas partes do queijo e não prejudicam a saúde.

Olhaduras propriônicas

Crédito: Reprodução

Tem também as olhaduras que são produzidas no processo de fermentação do queijo por bactérias propriônicas, que são aqueles furos maiores, comuns nos queijos tipo emmental e gruyère.

Olhaduras por contaminação

Crédito: Reprodução

Já quando as olhaduras são em grande quantidade, com furinhos irregulares e espalhados por todo o queijo, pode ser sinal de contaminação por coliformes fecais ou estafilococos patogênicos, que causam essas olhaduras durante a fermentação.

Como o queijo fica contaminado?

Quando o queijo fica com olhaduras por contaminação quer dizer que o processo de produção é duvidoso, sem a higiene adequada ou pelo uso de água não tratada na produção. Produtores de queijos contaminados não são fiscalizados pela vigilância sanitária, e por isso não passam pelas avaliações de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e APPCC (Análise de Pontos Críticos de Controle). Isso pode acontecer na indústria ou com pequenos produtores.

Publicidade

Riscos de consumir um queijo contaminado

Assim como acontece em outras infecções gastrointestinais, a pessoa que comer determinada quantidade de queijo contaminado poderá ter dor de barriga, diarreia, gastroenterite e os demais sintomas, como febre e mal estar geral, de acordo com o grau de contaminação. Em alguns casos graves, gestantes podem sofrer aborto.

Como evitar comprar um queijo contaminado?

Como viu, é possível observar as características dos furinhos nos queijos para saber se são furinhos normais ou de contaminação. Mas essa tarefa não é tão simples, então, o melhor a fazer é verificar informações na embalagem do queijo.

Ele deve ter uma embalagem bem limpa e fechada, conter data de fabricação, validade e número do lote, ter certificado de registro no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e certificado de origem, como Serviço de Inspeção Federal (SIF), atestando que o alimento seguiu padrões de higiene.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM